NOTÍCIAS

Quimioterápicos: como fazer a gestão segura de medicamentos oncológicos

0
(0)

Os medicamentos de alta vigilância precisam de cuidados especiais e, por isso, devem ser armazenados de maneira diferenciada

Os medicamentos são fundamentais no plano de tratamento do paciente. Como fazer a gestão segura de medicamentos, ainda mais quando se trata de medicamentos potencialmente perigosos, como os quimioterápicos?

O primeiro passo é ter uma relação desses medicamentos para que sejam administrados de forma a prevenir os erros. “No ICESP temos uma lista atualizada sistematicamente de todos os medicamentos potencialmente perigosos, chamados medicamentos de alta vigilância”, comenta Ana Luiza Demarchi Geloneze, gerente de Qualidade e Segurança do Paciente da Diretoria Executiva do ICESP- Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.

ICESP cria websérie sobre as 6 metas internacionais de segurança do paciente

6 metas internacionais de segurança do paciente

Como boas práticas das metas internacionais promovem segurança do paciente em hospital paranaense

Estes medicamentos são armazenados de forma diferenciada: identificados com etiqueta vermelha e aqueles que são medicamentos LASA (Look Alike e Sound Alike), de forma intercalada. “Na etapa da dispensação, os medicamentos de alta vigilância são dispensados com 30 minutos de antecedência ao horário da administração, para que não fiquem disponíveis nas áreas assistenciais, e embalados em saquinhos vermelhos, como um alerta aos profissionais”, conta Ana Luiza.

Na etapa de administração, todos estes medicamentos passam uma dupla checagem, sendo administrados na presença de dois profissionais. “No ICESP, dada sua característica, todos os quimioterápicos passam por uma tripla checagem antes de serem administrados nos pacientes, fortalecendo ainda mais a segurança envolvendo o processo de medicação”, finaliza a especialista do ICESP.

CLIQUE AQUI e não perca sua vaga no Curso Online de Segurança do Paciente promovido pelo IBSP!

 

 

quimioterápicos

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Comente

Veja outros conteúdos

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos