NOTÍCIAS

Relato de experiência: evento adverso relacionado a medicação

0
(0)
O empresário Francisco Cruz Lima, que perdeu a filha, vítima fatal de um erro adverso de medicação. Ele estará no 2º Seminário Integrado de Farmácia Clínica Faclin-IBSP, em 7 de dezembro
O empresário Francisco Cruz Lima, que perdeu a filha, vítima fatal de um erro adverso de medicação. Ele estará no 2º Seminário Integrado de Farmácia Clínica Faclin-IBSP, em 7 de dezembro

O engenheiro Francisco Cruz Lima perdeu a filha, a atriz Júlia Lima, por conta de um evento adverso relacionado à medicação ocorrido na UTI de um grande hospital privado em São Paulo. Julia fora internada para tratar uma trombose e recebeu anticoagulante e, depois, fibrinogênio. Segundo Francisco Lima, a medicação  deveria ter sido interrompida, mas nenhum profissional de saúde percebeu. Julia morreu em 18 horas, aos 27 anos, em 2015. Desde então, seu pai se dedica a conversar com médicos, enfermagem e farmacêuticos para alertá-los sobre comportamentos que podem resultar em casos trágicos com o de Júlia (Assista ao vídeo no final do texto). No dia 7 de dezembro, Francisco Lima estará no 2º Seminário Integrado de Farmácia Clínica Faclin-IBSP, em São Paulo, para falar sobre sua experiência.

>> INSCRIÇÕES ABERTAS – 2º Seminário Integrado de Farmácia Clínica Faclin-IBSP

O evento ainda contará com três aulas sobre uso de anticoagulantes e tromboembolismo venoso (TEV). O “Uso seguro de anticoagulantes: cuidados e riscos”, será o tema da palestra de Nathália Ferraz, é farmacêutica clínica do Hospital Sírio Libanês. A farmacêutica Anne Karollyne Leite, coordenadora de farmácia clínica do Hospital Santa Paula e farmacêutica do protocolo de gerenciamento de profilaxia de Tromboembolismo Venoso, fará a apresentação: “Mapeando obstáculos e modos de falha no protocolo de TEV”, sobre estratégias para manter as boas práticas na prevenção de eventos tromboembólicos. A enfermeira Karina Pires, diretora de operações do IBSP – Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente, apresentará a aula “Programa de qualidade para TEV”, sobre como incorporar no protocolo de TEV as principais recomendações da AHRQ, a agência do governo americano referência em qualidade e segurança.

>> Veja outros destaques do Destaques do 2º Seminário Integrado de Farmácia Clínica

Voltado para assistência farmacêutica hospitalar, o 2º Seminário Integrado de Farmácia Clínica reunirá grandes especialistas do país em São Paulo para discutir como estruturar novas práticas que contribuam para o uso correto de medicamentos,  aprimorar as medidas de combate à resistência a antibióticos, além de instituir cuidados inovadores em oncologia, neonatologia e geriatria. O evento é uma iniciativa do Hospital Santa Paula e do IBSP – Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente.

As inscrições são feitas pelo SITE do evento, onde também é possível conferir a programação completa e a biografia dos participantes. As inscrições devem ser feitas antecipadamente: não haverá a possibilidade de fazer no dia e local do evento. As inscrições para estudantes têm preço especial, mediante comprovação do vínculo com instituição de ensino.

O Instituto Racine, de educação e desenvolvimento profissional, sorteará oito bolsas de estudos entre os inscritos, no dia do seminário. Serão três bolsas de estudos, com desconto de 50%, para cursos de educação continuada, outras três bolsas, também com desconto de 50%, para cursos intensivos, além de duas bolsas para pós-graduação, com desconto de 30%

Os vencedores poderão escolher o curso dentro do portfólio do Instituto Racine. Entre os cursos de pós-graduação oferecidos, estão Gestão da Assistência Farmacêutica, Farmácia Hospitalar e Clínica, Farmácia oncológica e Farmacologia clínica. Para os cursos de educação continuada, os destaques são Gestão da Qualidade de Serviços Farmacêuticos Clínicos, Dispensação de Medicamentos: processo assistencial e Boas Práticas de Controle e Preparo de Medicamentos em Oncologia. Entre os cursos intensivos, há opções como Farmacologia aplicada, doenças do sistema respiratório (anatomia, fisiologia e farmacologia) e Fundamentos da Gestão da Qualidade da Assistência Farmacêutica (Bases para Planejamento e Intervenção). A relação de todos os cursos está disponível no site do Instituto Racine.

 

a:0:{}

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Comente

Veja outros conteúdos

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos