NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Mulheres são foco da campanha do Dia Mundial do AVC

Mulheres são foco da campanha do Dia Mundial do AVC
0
(0)

ESPECIAL IBSP – AVC

Dia 29 de outubro é o Dia Mundial do AVC. De dois em dois anos, a campanha mundial ganha um novo foco. Esse ano, o tema é “Eu sou mulher: o AVC me afeta”. A Organização Mundial de AVC (WSO) justifica: “As mulheres têm uma mortalidade por AVC maior do que os homens. Seis em cada dez mortes por AVC ocorrem em mulheres, em grande parte devido ao AVC que ocorre na idade mais avançada – quando é mais grave”.

“O tema “I am Woman” reforça o fato de que, enquanto o AVC não discrimina entre os sexos, as mulheres têm maior risco de morte, recebem menos cuidados e, em muitos casos, são o principal cuidador do marido, pai, filho ou filha afetados”, comenta o Dr. Marcelo Calderaro, especialista em Neurologia pela Universidade de São Paulo e membro do corpo clínico do Hospital Samaritano.

Entenda o problema da falta de diagnóstico de osteoporose

Saiba mais sobre o risco de queda em idosos

Confira o novo ACLS 2015

 

Foco na população em geral

As mulheres têm sido uma população algo negligenciada, e é importante que haja um foco dirigido a elas. “Elas são o foco da campanha, mas estamos falando da maior causa de incapacidade no mundo, e é uma patologia que é pouco reconhecida. As pessoas ainda não têm uma ideia exata do que devem fazer caso tenham os sintomas. Penso que qualquer mensagem que passemos deve ser no sentido de que TODOS, não apenas as mulheres devem estar alerta aos sintomas. Uma a cada seis pessoas no mundo terá um AVC”, sinaliza Calderaro.

SAMU

Além dos profissionais de saúde, a população precisa reconhecer os sinais de um AVC. São eles:

Sorriso: peça para a pessoa dar um sorriso. Veja se a boca está torta.

Abraço: Peça para levantar os dois braços. Veja se um lado está fraco.

Música: Peça para cantar ou falar uma frase. Veja se a fala é anormal e se a pessoa entende o que você diz.

Urgente: Se você identificar qualquer um destes sinais, ligue Urgente para o SAMU (192), ou vá imediatamente para um hospital preparado para atender casos de AVC. TEMPO PERDIDO É CÉREBRO PERDIDO.

 

Saiba mais:

 

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos

AVISO IMPORTANTE!

A partir do dia 1º de julho, todos os cursos do IBSP farão parte do IBSP Conecta, o primeiro streaming do Brasil dedicado à qualidade e segurança do paciente.

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE E CONHEÇA AGORA MESMO O IBSP CONECTA!