NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Novas técnicas para cirurgia da coluna são menos invasivas e mais seguras

Novas técnicas para cirurgia da coluna são menos invasivas e mais seguras
0
(0)

Intervenção pela lateral do corpo do paciente chega ao Brasil e apresenta vantagens

 

Estima-se que cerca de um terço da população brasileira sofra com dores na coluna, o equivalente a mais de 60 milhões de pessoas, e, de acordo com a OMS, 80% da população mundial apresentou ou apresentará um episódio de lombalgia ao longo da vida. E, em muitos desses casos, a intervenção cirúrgica é inevitável. Com uma quantidade tão grande de pessoas acometidas pelo problema, o desenvolvimento de técnicas que melhore a segurança do paciente em cirurgias da coluna ganha cada vez mais importância.

É o caso da técnica minimamente invasiva por acesso lateral, que já era conhecida nos Estados Unidos e Europa, e vem sendo feita recentemente também no Brasil. “A cirurgia de acesso lateral é apenas uma das novas técnicas para cirurgia da coluna”, diz Dr. Bruno César Aprile, ortopedista e cirurgião de coluna da Clínica Kennedy São Paulo, além de membro titular pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coluna.

Vantagens x desvantagens
Os ganhos da cirurgia de coluna com acesso lateral são grandes para o paciente. “As principais vantagens são o menor sangramento e menor agressão à musculatura posterior, importante estabilizadora da coluna. Isso propicia, por consequência, menor dor no período pós-operatório”, diz Dr. Bruno.

Porém, segundo o médico, há pontos negativos também, já que existe dificuldade técnica de acesso em alguns andares (níveis) da coluna devido à anatomia diferenciada dos próprios níveis e dos pacientes entre si. “Nem todo procedimento pode ser feito por esta técnica. Além disso, é comum uma fraqueza ou formigamento (praxia) pós-operatória, que na maioria das vezes é transitória e reversível”, conclui Dr. Bruno César Aprile.

 

Veja mais:

 

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos

AVISO IMPORTANTE!

A partir do dia 1º de julho, todos os cursos do IBSP farão parte do IBSP Conecta, o primeiro streaming do Brasil dedicado à qualidade e segurança do paciente.

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE E CONHEÇA AGORA MESMO O IBSP CONECTA!