NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

OMS cria semana mundial de sensibilização sobre antibióticos; veja dicas de prescrição

OMS cria semana mundial de sensibilização sobre antibióticos; veja dicas de prescrição
0
(0)

OMS – Sensibilização sobre Antibióticos

A primeira semana mundial de sensibilização sobre os antibióticos é celebrada entre 16 e 22 de novembro de 2015. “A campanha ter por objetivo fomentar sobre a resistência mundial aos antibióticos e propagar as melhores práticas entre o público em geral, os profissionais de saúde e as instâncias normativas para evitar que a resistência aos antibióticos siga se manifestando e propagando”, sinaliza a OMS – Organização Mundial da Saúde.

“A resistência aos antibióticos está comprometendo a nossa capacidade para tratar doenças infecciosas e prejudicando muitos avanços na medicina”, diz o Dra. Margaret Chan, diretora geral da OMS. “O uso abusivo de antibióticos, além do gasto financeiro para a instituição pode propiciar a resistência de certas bactérias para os antibióticos que são usados indiscriminadamente”, concorda o infectologista Luiz Wellington Pinto, da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

Conheça os pilares fundamentais da profilaxia antibiótica em cirurgias

Saiba o momento correto para o antibiótico profilático em cesárea

Higiene das mãos é medida essencial na assistência médica

Recurso de valor

O lema desta campanha é manusear com cuidado, tentando capturar a mensagem global de que os antibióticos são um recurso de grande valor, que deve ser conservado.  Com isso, deve ser usado para tratar infecções bacterianas somente quando seja receitado por um profissional de saúde devidamente autorizado.

“Os antibióticos jamais devem ser compartilhados, o tratamento deve ser completado na íntegra e não se deve guardar para o futuro possíveis sobras”, alerta a OMS. Com isso, a Organização Mundial da Saúde convida a todos os países membros e aos associados a unirem-se para ajudar a fomentar a sensibilização sobre este problema.

5 dicas para quem prescreve

O material de divulgação da campanha da OMS dá dicas para que os profissionais de saúde ajam com consciência no exercício de suas profissões.

  1. Evite as infecções assegurando que as suas mãos, os instrumentos e o ambiente de trabalho estejam limpos.;
  2. Mantenha as vacinas dos pacientes em dia;
  3. Caso acredite que um paciente possa precisar tomar um antibiótico, quando for possível, faça uma prova para confirmar e averiguar qual antibiótico deve utilizar;
  4. Só prescreva e indique antibióticos quando forem realmente necessários;
  5. Prescreva e administre o antibiótico na dose correta e na duração correta.

 

Saiba mais:

 

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos

AVISO IMPORTANTE!

A partir do dia 1º de julho, todos os cursos do IBSP farão parte do IBSP Conecta, o primeiro streaming do Brasil dedicado à qualidade e segurança do paciente.

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE E CONHEÇA AGORA MESMO O IBSP CONECTA!