NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Passo a passo ensina a higienizar as mãos corretamente

Passo a passo ensina a higienizar as mãos corretamente
0
(0)

Higienizar as mãos: faça certo

A higiene das mãos leva no máximo um minuto e pode ser feita em 20 segundos.

A médica Gláucia Varkulja, infectologista pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas e membro do IBSP – Instituto para Segurança do Paciente, ensina, em detalhes como higienizar seja com produto alcoólico, seja com água e sabão (comum ou antisséptico). “O passo a passo existe para facilitar a lembrança e a ação de fazer certo. Não significa que deva ser realizada apenas nesta ordem. O importante é garantir que todas as superfícies das mãos tenham sido cobertas pelo produto escolhido”, reforça.

Fazer check-up pode não ter efeito: entenda o papel da prevenção

Saiba o momento correta de administrar antibiótico profilático em cesárea

Conheça o principal critério de qualidade para o protocolo de AVC

Passo 1 – Coloque a quantidade de produto suficiente para cobrir todas as superfícies das mãos.

Passo 2 – Espalhe o produto gradualmente durante o contato palma-palma, com dedos entrelaçados; palma-dorso (palma de uma mão sobre o dorso da outra, e vive versa)

Passo 3 – Coloque o produto também com dedos entrelaçados; polegares; articulações (deixe as mãos em forma de “conchinha”).

Passo 4 – Posicione unhas e ponta dos dedos na palma de uma mão, e unhas e pontas dos dedos da outra mão na outra palma, sempre com produto.

Passo 5 – Os punhos são higienizados durante algumas das etapas descritas acima. Por exemplo: a palma-palma, com movimentos longos, permite trabalhar face interna dos punhos; e a palma-dorso permite higienizar parte externa dos punhos.

Água e Sabão

Passo 6A – Se estiver realizando os movimentos diante da pia, primeiro molhe as mãos, e depois, coloque o sabão. Todo este processo lavando as mãos com água e sabão deve durar de 40 a 60 segundos.

Passo 7A– Seque as mãos com papel toalha.

Passo 8A – Caso não fechamento automático que dispense o uso das mãos, utilize papel toalha para fechar o registro. Ao jogar o papel no lixo, a tampa deste deve ser aberta por acionamento de pedal, para que não se tenha de tocá-la com as mãos.

Solução Alcoólica

Passo 6B – Se estiver realizando os movimentos com produto alcoólico, todo o processo da fricção alcoólica das mãos deve durar de 20 a 30 segundos.

Passo 7B – As mãos não devem ser secas com papel toalha após a aplicação do produto alcoólico.

Passo 8B – O produto, ao final do tempo dispensado a seu uso (20 a 30”) deve ir secando espontaneamente durante a fricção.

Mãos limpas sempre

Todas as pessoas, sejam ou não profissionais da saúde, precisam incluir a higienização das mãos antes das refeições, antes e após usar o banheiro, antes de preparar alimentos, após tossir ou espirrar (muitas vezes usamos as mãos como anteparo, e nos esquecemos de higienizá-las depois) e sempre que estiverem as mãos com sujeira aparente.

Saiba mais:

 

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos

AVISO IMPORTANTE!

A partir do dia 1º de julho, todos os cursos do IBSP farão parte do IBSP Conecta, o primeiro streaming do Brasil dedicado à qualidade e segurança do paciente.

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE E CONHEÇA AGORA MESMO O IBSP CONECTA!