NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Pós-cesárea em mulheres obesas: cefalexina e metronidazol reduzem taxa de infecção de sítio cirúrgico

Pós-cesárea em mulheres obesas: cefalexina e metronidazol reduzem taxa de infecção de sítio cirúrgico
3.3
(4)

O efeito da cefalexina oral pós-cesárea e do metronidazol no combate da infecção no local do procedimento cirúrgico em mulheres obesas é comprovado em estudo norte-americano

A cesariana é um dos procedimentos cirúrgicos mais comuns realizados na atualidade. Em 2015, mais de um milhão de bebês nascidos nos Estados Unidos, que representam 32% de todos os nascimentos do país, vieram ao mundo por cesariana. E a cirurgia de cesárea é justamente um fator de risco para a ocorrência da infecção pós-parto, chegando a 20% em alguns estudos clínicos.

Cesarianas: trocar as luvas antes da sutura abdominal reduz em quase 50% a taxa de infecção pós-parto

“Cesariana pode ser um parto humanizado”, diz médico do Programa Parto Sem Medo

OMS cria checklist de parto seguro que visa segurança do paciente

Diversos fatores podem ser associados ao desenvolvimento da infecção de sítio cirúrgico, como intervenção de emergência, início do trabalho de parto antes da cesariana, ruptura da membrana antes da cirurgia, tipo da incisão cirúrgica, duração do procedimento e obesidade da mulher, sendo este último um dos riscos mais comuns.

Mas há como reduzir a chance de ocorrer uma infecção de sítio cirúrgico em mulheres obesas no pós-parto? Será que a administração de antibióticos, como cefalexina e metronidazol profiláticos diminuem as taxas de infecção entre mulheres obesas após a cesariana?

As conclusões do estudo clínico realizado pelos médicos David Calfee e Amos Grunebaum, publicado no JAMA, é que existe uma diferença significativa entre o uso da cefalexina oral e do metronidazol profilático pós-cesariana em comparação ao placebo. O ensaio, randomizado entre 403 mulheres obesas, mostrou que a taxa de infecção no local cirúrgico nos 30 dias após a cesariana foi de 6% com cefalexina oral e metronidazol e 15% com placebo.

Com o estudo concluiu-se, então, que, para mulheres obesas submetidas à cesariana que receberam a profilaxia padrão de cefalosporina pré-operatória, um curso pós-operatório de cefalexina oral e metronidazol de 48 horas, em comparação com placebo, reduziu-se a taxa de infecção de sítio cirúrgico 30 dias após o parto. Ou seja, para prevenção infecção pós-cesariana entre mulheres obesas podem e devem ser utilizados os antibióticos analisados na pesquisa: as cefalexinas e o metronidazol.

Saiba mais

 

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 4

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos

AVISO IMPORTANTE!

A partir do dia 1º de julho, todos os cursos do IBSP farão parte do IBSP Conecta, o primeiro streaming do Brasil dedicado à qualidade e segurança do paciente.

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE E CONHEÇA AGORA MESMO O IBSP CONECTA!