NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Segurança do paciente reduz custos na assistência médica

Segurança do paciente reduz custos na assistência médica
0
(0)

Segurança do Paciente e Custos

Além de salvar vidas, é possível relacionar o cuidado com segurança do paciente aos lucros obtidos na área da saúde. Mas, ao contrário do que possa parecer, apostar no cuidado com o doente não reduz a lucratividade de hospitais, clínicas e laboratórios. “Existe uma percepção errônea de que qualidade em saúde e segurança do paciente é sinônimo de elevação dos custos. Entretanto, existem fartas evidências de que a melhoria da segurança do paciente pode reduzir os custos da assistência de modo significativo”, diz Dr. Antonio Capone Neto, Gerente Médico da Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Israelita Albert Einstein.

Disclosure precisa integrar a cultura de segurança do paciente

Confira o plano de enfrentamento à microcefalia do Governo Federal

Pontualidade na consulta é direito do paciente

Isso porque se complicações no tratamento à saúde são evitadas, obviamente os custos relacionados a elas também diminuem. Se protocolos clínicos de qualidade são utilizados, exames e tratamentos desnecessários também diminuirão, reduzindo os custos.

“Se no momento da alta hospitalar o paciente é orientado e educado quanto aos seus hábitos, sobre que fatores têm impacto em sua doença e como evitá-los, sobre como usar seus medicamentos de modo apropriado, ele terá menos chances de ser internado novamente em um curto prazo de tempo. Tudo isto não só melhora a saúde do paciente, mas reduz custos do sistema de saúde”, comenta Dr. Antonio.

A grande discussão atual na saúde é sustentabilidade. Essa sustentabilidade deve ocorrer mantendo qualidade na assistência ao paciente, mas focada em reduzir os custos desnecessários de exames, internações e cirurgias. E garantir segurança na assistência é a chave para a redução de custos.

Saiba mais:

 

 

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos

AVISO IMPORTANTE!

A partir do dia 1º de julho, todos os cursos do IBSP farão parte do IBSP Conecta, o primeiro streaming do Brasil dedicado à qualidade e segurança do paciente.

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE E CONHEÇA AGORA MESMO O IBSP CONECTA!