Como vai a cultura de segurança do seu hospital? A preocupação com qualidade e segurança está realmente no DNA da instituição e permeia todas as decisões da alta liderança? Para responder a essas perguntas e ajudar diretoria e funcionários a tecer uma forte cultura de segurança em serviços de saúde, o American College of Healthcare Executives, uma associação de gestores de saúde dos Estados Unidos, formulou uma avaliação da cultura de segurança, que pode ser feita por todos os funcionários. Ela é uma boa ferramenta de gestão.
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A avaliação da cultura de segurança ajuda a acessar o grau de amadurecimento da cultura de segurança nas organizações e recomenda ações que os líderes devem colocar em prática para atingir o ideal formulado por uma das agências referência em segurança do paciente no mundo, a americana a AHRQ: uma cultura de segurança que “responsabilize os profissionais por condutas não profissionais, ainda que não seja punitiva para erros humanos; em que os erros sejam identificados e mitigados antes que dêem origem a danos e em que os profissionais possam aprender com os erros e quase erros e prevenir a recorrência”.
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O comprometimento da alta liderança é um componente essencial da cultura de segurança. Por isso, os idealizadores recomendam que a alta direção compartilhe o teste com diretores, média gerência e as equipes que estão na linha de frente, para que eles respondam e seja possível ter um retrato preciso do status atual da cultura de segurança na instituição. A partir dele, a diretoria pode pensar em ações e estratégias que reforcem esses valores e princípios. A avaliação da cultura de segurança é dividida em seis domínios que devem ser desenvolvidos nas organizações pela alta liderança:
1) Estabelecer uma visão de segurança motivadora
Ao colocar a segurança no centro da visão e missão da instituição, os líderes demonstram que ela é prioridade
2) Construir confiança, respeito e inclusão
São valores básicos que precisam estar intrinsecamente disseminados por todas as áreas e departamentos, inclusive, na direção
3) Selecionar, desenvolver e comprometer a diretoria
Ela precisa ter como objetivo a qualidade e a segurança. Para isso, precisa garantir que existam ferramentas de avaliação e que elas sejam constantemente revistas e atualizadas
4) Priorizar segurança na seleção e desenvolvimento de líderes
Talento e comprometimento na área de segurança devem ser reconhecidos e incentivados entre os funcionários
5) Encorajar e recompensar a cultura justa
É preciso garantir que todos os funcionários – clínicos e administrativos – se sintam seguros e confortáveis para falar de falhas e riscos que observam no trabalho
6) Estabelecer comportamentos esperados
A alta liderança deve ser um modelo de transparência, trabalho em equipe, comunicação aberta e civilidade
Responda a avaliação da cultura de segurança abaixo para estimar o estágio de amadurecimento da sua organização em cada um desses seis domínios. O guia completo (em inglês) da ferramenta está disponível para download no arquivo ao final do questionário.
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