NOTÍCIAS

Fundador do IBSP é eleito um dos 100 Mais Influentes da Saúde

0
(0)

O médico infectologista e fundador do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente, Dr. José Branco, foi premiado na noite de 15 de março, na SAHE

A partir deste ano, o prêmio 100 Mais Influentes da Saúde passou a ser realizado no encerramento da feira SAHE – South American Healthcare Exhibition, que ocorreu entre 13 e 15 de março no Centro de Eventos Pro Magno, na Casa Verde, em São Paulo.

INSCREVA-SE NO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO IBSP

No total, são 20 categorias que abrangem toda a cadeia de Saúde – como Qualidade e Segurança, Sustentabilidade, Entidades Setoriais, Saúde Suplementar, Indústria, entre outras. Para cada categoria, são cinco homenageados escolhidos a partir de dois pilares: votação do público pelo site e análise de mercado realizada pelo Conselho Editorial do Grupo Mídia.

IBSP na premiação
O Dr. José Branco, médico infectologista, fundador e diretor executivo do IBSP – Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente, com MBA Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas, foi premiado na edição de 2018 na categoria Qualidade e Segurança.

IBSP – Quais foram as suas principais conquistas neste último ano no setor da Saúde?
José Branco – Atualmente, as empresas que buscam sucesso, inovação e posicionamento de marca aderem a bandeiras como a da sustentabilidade, educação, mobilidade urbana e governança corporativa. E as empresas de saúde precisam ir além desses pilares fundamentais, afinal lidam com a vida e o bem-estar das pessoas. Isso quer dizer que corporações inovadoras e responsáveis ligadas à saúde se destacam ao se associar à ‘segurança do paciente’.

Por acreditar que segurança do paciente deve ser mais do que uma prática ou um setor dentro de um negócio, mas um valor intrínseco na instituição, estou à frente do IBSP – Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente para disseminar em todo o País a cultura de segurança através de alguns projetos.

Um deles é a parceria do IBSP com a Patient Safety Movement Foundation (PSMF) , uma organização sem fins lucrativos que trabalha em todo o mundo com o objetivo de conseguir zerar óbitos evitáveis em hospitais até o ano 2020. Embora este seja um objetivo muito audacioso, acredito, assim como o PSMF, que um óbito evitável é muito dentro do sistema de saúde. Através do nosso compromisso com o PSMF, o IBSP ajudará os hospitais brasileiros a implementar mudanças e eliminar os óbitos evitáveis dos pacientes, oferecendo suporte técnico e a tradução do material de apoio.

Outra conquista no último ano foi a consolidação do IBSP na vanguarda da educação aos profissionais de saúde com a realização de três importantes eventos em São Paulo, como o Seminário Internacional de Enfermagem, que trouxe ao Brasil a enfermeira portuguesa Susana Ramos; o Seminário Integrado de Farmácia Clínica Faclin-IBSP, em uma parceria com a Farmácia Clínica do Hospital Santa Paula; e o Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente, que reuniu grandes líderes mundiais da área.

IBSP – Como o Sr. considera a responsabilidade de ser eleito entre os 100 Mais Influentes da Saúde 2017?
José Branco – Em primeiro lugar, é uma honra ser nomeado uma das pessoas mais influentes da saúde. Mas também uma grande responsabilidade de dar continuidade ao trabalho de melhorar a qualidade da assistência à saúde oferecida a cada um dos brasileiros.

IBSP – Quais são as expectativas para 2018 frente à empresa/instituição?
José Branco – Em 2018, o objetivo é ampliar o alcance do IBSP fora de São Paulo, levando palestras aos quatro cantos do Brasil. Em janeiro, por exemplo, reunimos mais de cem pessoas em uma palestra sobre Choosing Wisely em Belém, no Pará. Outras iniciativas como esta estão programadas e serão divulgadas para a base de cadastrados do IBSP ao longo do ano.

O Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente terá sua terceira edição em abril de 2018, trazendo ao Brasil pela primeira vez Charles Vincent, sumidade na área de segurança do paciente, e representantes do Baylor Scott & White Health e do John Hopkins.
Além disso, a novidade é um curso de segurança do paciente focado no nível técnico dos profissionais de saúde, como enfermagem, instrumentação cirúrgica, radiologia, farmácia, análises clínicas, entre outras.

IBSP – Há mais alguma informação que gostaria de salientar?
José Branco – Como médico há muitos anos engajado nas questões de segurança do paciente, gostaria de convidar todo profissional de saúde a refletir como pode melhorar a assistência que presta no seu dia a dia, afinal todos nós estamos focados em um único objetivo: o bem-estar do paciente.

INSCREVA-SE NO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO IBSP

Saiba mais

 

2018-03-15

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Comente

Veja outros conteúdos

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos