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Soluções de gestão aumentam a eficiência do hospital

Soluções de gestão aumentam a eficiência do hospital
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Gerenciamento das informações promove melhoria em todos os níveis organizacionais

As soluções para gestão de informações clínicas e epidemiológicas melhoram a eficiência do atendimento hospitalar e a segurança do paciente. Em entrevista exclusiva ao IBSP, o CEO da Epimed Solutions, Carlos Eduardo Reis, pontua a importância de um software de gestão de incidentes para melhorar a segurança do paciente.

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IBSP – Melhorar a qualidade do atendimento hospitalar através de soluções de gestão aumenta a eficiência do hospital?
Carlos Eduardo Reis – Nos últimos anos, temos observado que os sistemas de informação aplicados à saúde promovem cada vez mais a integração entre informações clínicas, administrativas e financeiras. O resultado disso é um gerenciamento mais eficiente das informações, permitindo que os hospitais implementem ações de melhoria em todos os níveis da organização: estratégico, tático e operacional.

IBSP – O uso um software de gestão de incidentes pode melhorar a segurança do paciente? Qual o impacto de instalar isso em uma rede de hospitais?
Carlos Reis – Em 2013, a partir da publicação da RDC 36, que instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente, foi possível observar que a maioria dos hospitais brasileiros tem muita dificuldade para implantar essa resolução.

O uso de um software especializado permite a identificação e o diagnóstico dos incidentes, possibilitando melhorias no processo de gestão de risco em todas as unidades que fazem parte da rede, garantindo uma visão ampliada dos riscos da organização e a disseminação da cultura de segurança do paciente.

IBSP – Como funciona o sistema Epimed Segurança do Paciente? Quais as principais funcionalidades?
Carlos Reis – O módulo Segurança do Paciente do Sistema Epimed Monitor permite o gerenciamento em tempo real dos incidentes/eventos adversos nas instituições de saúde. O sistema foi desenvolvido em consonância com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a RDC 36 Programa Nacional de Segurança do Paciente.

As principais funcionalidades são: permite a notificação por qualquer colaborador da instituição de saúde, sem a necessidade de identificação do mesmo; o gerenciamento das informações acerca dos incidentes ocorridos na instituição; análises qualificadas com a aplicação de filtros de seleção para tipo de incidente, categoria profissional do notificante, gravidade do incidente e a utilização de diversas ferramentas da qualidade para analisar os incidentes/eventos adversos; e propor ações de melhorias como Análise de Causa Raiz, Plano de Ação 5W2H e Protocolo de Londres.

IBSP – E os diferenciais?
Carlos Reis – Os principais diferenciais são: possibilita a consulta do incidente pelo notificante, garantindo um acompanhamento do status e ações melhorias; agilidade na classificação da notificação e consulta do andamento do processo de análise e investigação; viabiliza o envio da notificação para alta liderança e/ou outros líderes via e- mail para ciência; disponibiliza via e-mail; ferramentas da qualidade para os gestores das unidades realizarem análise e investigação do incidente; e; por fim; a interoperabilidade com sistemas administrativos hospitalares.

IBSP – Qual o impacto do uso da tecnologia na cultura organizacional?
Carlos Reis – A tecnologia deve ser sempre um facilitador, nunca o objetivo final de nenhum processo. No caso da gestão de riscos, o uso de sistemas de gestão de incidentes permite uma melhor identificação dos fatores que contribuem para estes eventos uma maior disseminação da cultura de segurança do paciente nos hospitais.

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