NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Terapias infusionais – Atualização profissional corrobora com a segurança do paciente

Terapias infusionais – Atualização profissional corrobora com a segurança do paciente
0
(0)

Investir em atualização do prIBSP: Segurança do Paciente - Terapias infusionais – Atualização profissional corrobora com a segurança do pacienteofissional de enfermagem foi um dos pilares apontados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como primordiais para a atualidade. Ao comemorar o Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril, e lançar um relatório com um panorama global da área, a Organização pediu a união de esforços para ampliar a educação nesse setor afirmando ser esse o caminho para que as nações, juntas, possam atuar pela manutenção de um mundo mais saudável.

>> Terapia infusional: como as práticas de segurança do paciente evitam erros e infecções

De acordo com esses princípios, é primordial investir na atualização dos profissionais de enfermagem trabalhando as melhores práticas e trazendo diretrizes baseadas em evidências para os procedimentos mais rotineiros desses trabalhadores. A terapia infusional é uma dessas práticas, afinal, segundo novo relatório da Reports and Data (2), o mercado global de terapias infusionais deve atingir US$ 10,98 bilhões até 2027 (crescimento anual de 4,1%). Se o mercado reconhece crescimento, os profissionais de saúde precisam estar preparados para atender à essa ampla demanda.

Segundo o Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo), as indicações de terapia infusional aumentam a cada dia (3), já que sua eficácia vem sendo comprovada no tratamento de doenças crônicas, autoimunes e infecciosas. Porém, como trata-se de um procedimento que envolve riscos tanto para o paciente quanto para o profissional de saúde, é preciso que essas equipes estejam preparadas e tecnicamente treinadas para ter raciocínio clínico na hora de agir.

>> Segurança na terapia infusional foca em prevenir riscos ao paciente e enfermeiro

A atualização profissional deve considerar ampliar os conhecimentos do profissional sobre as melhores práticas da terapia infusional, o que reflete diretamente em maior segurança do paciente; compreender o papel das novas tecnologias e como elas podem ser boas aliadas na rotina; analisar a ocorrência de complicações a fim de gerar conhecimento capaz de contribuir com a prevenção de falhas e eventos adversos; e orientar sobre a adesão das recomendações a respeito dos cuidados com o cateter.

>> Investir em conscientização é chave para gestão de risco nas terapias infusionais

Experiência e precisão

Os enfermeiros têm papel fundamental no sucesso das terapias infusionais, visto que a administração de medicamentos intravenosos tem alta incidência de erros (4). Portanto, reforçar – em caráter educacional – as melhores práticas de forma periódica é válido e traz benefícios a todos os envolvidos no ciclo de cuidados.

De acordo com estudo prospectivo realizado na Austrália que analisou 107 enfermeiros preparando e administrando 568 medicações intravenosas em seis enfermarias de dois hospitais de ensino, de todas as administrações 69,7% apresentaram ao menos um erro clínico, 25,5% deles considerados graves.

Os erros mais frequentes relatados foram: taxa intravenosa incorreta, mistura, volume e incompatibilidade de medicamentos. Além disso, o paciente foi identificado somente em 47,9% das abordagens.

Projeções sobre terapias infusionais

O relatório da Reports and Data (2) traz algumas projeções interessantes sobre o mercado de terapias infusionais. Segundo o documento, o segmento de doenças cardiovasculares deve liderar o mercado, já que vivemos um momento em que há uma crescente incidência de doenças cardiovasculares atribuídas à piora no estilo de vida e à obesidade. Além disso, o material aponta rápido crescimento no setor de quimioterapia atribuído ao aumento de doenças crônicas e à popularização do tratamento.

IBSP: Segurança do Paciente - Terapias infusionais – Atualização profissional corrobora com a segurança do paciente

Referências:

(1) OMS – World Health Day 2020 – Support nurses and midwives

(2) Infusion Therapy Market To Reach USD 10.98 Billion By 2027 | Reports and Data

(3) Terapia infusional requer raciocínio clínico do profissional de Enfermagem

(4) Errors in the administration of intravenous medications in hospital and the role of corect procedures and nurse experience

 

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos

AVISO IMPORTANTE!

A partir do dia 1º de julho, todos os cursos do IBSP farão parte do IBSP Conecta, o primeiro streaming do Brasil dedicado à qualidade e segurança do paciente.

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE E CONHEÇA AGORA MESMO O IBSP CONECTA!