NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Adesão aos 5 momentos de higiene das mãos da OMS ainda é baixa

Adesão aos 5 momentos de higiene das mãos da OMS ainda é baixa
5
(1)

Higiene das mãos é distante do ideal

Enfermeiros, médicos e até familiares devem adotar o hábito de higienizar as mãos em cem por cento dos cinco momentos preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mesmo que este seja um tema recorrente em treinamentos para profissionais de saúde em hospitais, a literatura médica mostra que a adesão à prática de higiene das mãos é de cerca de 40% apenas. “Mais ou menos como se a cada dez oportunidades de higienizar as mãos, o profissional realizasse a ação em apenas quatro delas”, exemplifica a médica Gláucia Varkulja, infectologista pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas e membro do IBSP – Instituto para Segurança do Paciente.

>> Cursos Online IBSP: para fazer onde e quando quiser! Inscreva-se!

Além de saber como fazer a higiene das mãos, é preciso estar atento a quando fazer o procedimento. A OMS – Organização Mundial de Saúde recomenda os 5 momentos para higiene de mãos:

Momento 1: antes de contato com o paciente;

Momento 2: antes da realização de procedimento;

Momento 3: após risco de exposição a fluidos biológicos;

Momento 4: após contato com o paciente;

Momento 5: após contato com áreas próximas ao paciente, mesmo que não tenha tocado o paciente. Cuidando direta ou indiretamente do paciente.

Em unidades semi e intensivas

O uso do produto alcoólico para higienização das mãos deve ser considerado mesmo que as mãos não tiverem sujeira visível. Unidades críticas como as de terapia intensiva e semi, há mais oportunidades para higienizar as mãos, e não raro, há menor adesão. “O que só reforça a importância do produto alcoólico (rapidez, facilidade de acesso, eficácia) como a melhor opção”, acredita Gláucia.

Saiba mais:

 

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos

AVISO IMPORTANTE!

A partir do dia 1º de julho, todos os cursos do IBSP farão parte do IBSP Conecta, o primeiro streaming do Brasil dedicado à qualidade e segurança do paciente.

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE E CONHEÇA AGORA MESMO O IBSP CONECTA!