Curso de Capacitação em Segurança do Paciente
Um curso completo para profisisonais que bsucam fazer uma imersão em Segurança do Paciente e essencial para os envolvidos com o NSP.
Por apenas
10x de R$ 89,90
Lucas Zambon
Diretor Científico do IBSP
O Curso de Capacitação em Segurança do Paciente do IBSP é 100% baseado no Patient Safety Curriculum Guide da OMS (Organização Mundial da Saúde)
“Desenvolvemos um programa que segue as bases da OMS, valorizando a multiprofissionalidade e as práticas baseadas em evidências. Nosso objetivo foi fornecer um conteúdo contemporâneo, relevante para as instituições de saúde do nosso país, além de capacitar todos os profissionais de saúde em Segurança do Paciente”.
Dr. Lucas Zambon
Doutor em Ciências da Saúde pela FMUSP
com tese temática em Segurança do Paciente
Professores Especialistas
Todos são profissionais de referência em suas áreas
Carmen Gabriel
Doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP).
Cassiana Gil Prates
Doutora em Enfermagem e Mestra em Ciências Médicas.
Fabiane Regis
Mestra em Neurociências.
Guilherme Moura
Diretor Médico de Qualidade e Segurança no SMA e Mentor pela Rocket Mentoring School.
Ícaro Boszczowski
Doutor em Ciências e gerente do departamento de Controle de Infecção do Hosp. Oswaldo Cruz.
Karina Pires
Especialista em Qualidade e Segurança do Doente, pela Universidade Nova de Lisboa.
Lucas Garcia
Doutor em Ciência do Cuidado em Saúde.
Marcelo Alvarenga
Mestre em Endocrinologia Clínica e presidente da Soc. Brasileira de Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa.
Lucas Zambon
Doutor em Segurança do Paciente, MBA de Gestão em Saúde pela USP e Especialista em Melhoria pelo IHI.
Mário Borges
Doutor em Infectologia e Medicina Tropical e Mestre em Epidemiologia.
Certificado de Participação
Certificado de Conclusão
Por que cursar o Programa?
O que falam do Programa
O que você vai aprender
O que é Segurança do Paciente?
Professora: Carmen Gabriel
Compreender a relação entre avaliação da qualidade em saúde e a segurança do paciente;m os eventos adversos;
Entender a importância da cultura de segurança, do trabalho interdisciplinar e interprofissional, nos diferentes níveis de atenção à saúde.Conhecer o tamanho do problema de segurança do paciente do ponto de vista epidemiológico, econômico e humano;
Conhecer a perspectiva histórica dos movimentos de melhoria da segurança do paciente no Brasil e no mundo;
Conhecer a taxonomia e os principais conceitos, termos e definições relacionados a segurança do paciente;
Entender o gerenciamento de risco na perspectiva sistêmica da assistência em saúde.
Por que empregar fatores humanos é importante para a Segurança do Paciente?
Professora: Lucas Zambon
Entender o significado do termo “Fatores Humanos”;
Compreender a relação entre Fatores Humanos e Segurança do Paciente;
Entender a aplicação deste conhecimento na prática dos profissionais de saúde.
Atuar em equipe de forma eficaz
Professora: Fabiane Carvalhais Regis
Compreender a importância do trabalho em equipe nos cuidados em saúde;
Conhecer estratégias para trabalhar em equipe de forma eficaz;
Reconhecer que você pode ser integrante de várias equipes de assistência;
Aprender técnicas que promovam um trabalho em equipe focado na assistência segura ao paciente.
Compreender e gerenciar riscos clínicos
Professor: Lucas Garcia
Entender o que é um risco clínico;
Diferenciar a abordagem de risco reativa e proativa;
Compreender os fundamentos, técnicas e ferramentas para identificação, análise e monitoramento dos riscos clínicos na prática através de uma abordagem multidisciplinar;
Desenvolver estratégias importantes para a construção de um sistema de notificação de incidentes;
Conhecer as principais técnicas e protocolos para investigação de incidentes clínicos.
Envolver pacientes e cuidados
Professor: Marcelo Alvarenga
Conceitos relacionados ao cuidado centrado no paciente;
Estratégias de ativação e engajamento do paciente no cuidado;
Quais são os principais desafios para o cuidado centrado no paciente?
Decisão compartilhada/colaborativa de cuidado como forma participativa e respeitosa de todas as partes;
Principais aspectos do consentimento esclarecido;
O que é “Disclosure” e quais são princípios da revelação do erro ocorrido.
Usar métodos de melhoria da qualidade para melhorar os cuidados
Professora: Lucas Zambon
O que é o Sistema de Conhecimento Profundo;
A diferença entre Mudança e Melhoria;
O Modelo de Melhoria;
Como medir Melhorias.
Aprender com os erros para evitar danos
Professor: Karina Pires
Compreender os termos erro, deslize, lapso, equívoco, violação, near miss e viés de retrospecto;
Compreender a possibilidade de aprendizados a partir da ocorrência de erros;
Identificar fatores situacionais e pessoais associados a maior probabilidade de erro e formas de evitar a recorrência;
Conhecer os conceitos gerais de Cultura de Segurança e Cultura Justa e como aplicá-los na análise de um incidente com dano.
Compreender os princípios de causa raiz – principais aspectos do Protocolo de Londres.
A compreensão dos sistemas e do efeito da complexidade nos cuidados ao paciente
Professor: Lucas Zambon
Entender o que significa um Sistema;
Compreender um Sistema Complexo;
Desenvolver um Pensamento Sistêmico voltado à Segurança do Paciente;
Conhecer as características das Organizações de Alta Confiabilidade.
Infecções relacionadas à assistência a saúde
Aula1: Prevenção e controle de infecções
Professor: Ícaro Boszczowski
Os fatores de risco para o desenvolvimento de IRAS;
As principais medidas de prevenção das IRAS;
As lacunas e dificuldades de implantação das medidas protetoras;
Os desafios a reconhecer as limitações no seu cenário de trabalho e capazes de buscar soluções para a implantação de melhores práticas.
Aula 2: Infecções relacionadas à assistência à saúde · Stewardship de Antimicrobianos
Professor: Ícaro Boszczowski
A incidência de eventos adversos evitáveis;
Os desfechos clínicos dos pacientes;
A pressão de seleção de bactérias resistentes;
Custos;
Os elementos essenciais de um programa de uso racional de antibióticos em serviços de saúde;
As estratégias mais estudadas para execução de um programa de uso racional de antimicrobianos;
A utilização das métricas definidas pela Organização Mundial da Saúde para o monitoramento do uso de antibióticos em serviços de saúde.
Cirurgia Segura
Aula 1: Segurança do Paciente e procedimentos evasivos
Professor: Cassiana Prates
Relevância do tema no contexto da qualidade e segurança do paciente;
Principais riscos e eventos relacionados a procedimentos cirúrgicos e invasivos;
Causas para a ocorrência dos eventos adversos;
Protocolos e diretrizes utilizadas para mitigação dos riscos;
Evidências científicas para embasamento técnico;
Apresentação de casos reais e experiência prática.
Aula 2: Segurança do Paciente em anestesia
Professor: Guilherme Moura
Resgate histórico da observação e aprendizados relacionados à Segurança do Paciente;
Análise de estudos e co-relação com a prática de cuidados, no sentido de compreender e mitigar riscos aos pacientes em procedimentos;
Principais aspectos da anestesia segura.
Erros de Medicação
Professor: Mário Borges
Aula1: Melhorar a segurança no uso de medicação 1
A magnitude dos erros de medicação;
Causas e consequências dos erros de medicação;
Conceitos centrais quanto a erros de medicação;
Estratégias de prevenção de erros de medicação;
Erros de prescrição.
Aula 2: Melhorar a segurança no uso de medicação 2
Erros de dispensação;
Erros de administração;
Diagnóstico da segurança do sistema de utilização de medicamentos;
Avaliação de erros de medicação;
Indicadores para o monitoramento da segurança da cadeia medicamentosa.
Quem pode fazer o Programa
O Programa de Qualificação Multiprofissional, tal qual seu nome sugere é destinado a todos os agentes da saúde, a exemplo:
Médicos;
Farmacêuticos;
Enfermeiros;
Fisioterapeutas;
Fonoaudiologos.
Também se destina aos profissionais que almejam aprender sobre Segurança do Paciente e/ou participar de Núcleo de Segurança do Paciente/NSP.
Não é necessária experiência na área e, tampouco, formação em saúde, ainda que seja desejável Ensino Superior Completo.
Para você ou para sua empresa?
Para você
-
Acesso por 12 meses
-
Pagamento no Pix, cartão ou no boleto
-
Acesso 24h por dia, 7 dias por semana
-
E-book de cada aula
-
Certificado de Participação em cada módulo
-
Certificado de Conclusão ao final do Programa
Para sua empresa
-
Acesso por 12 meses
-
Pagamento no Pix, cartão ou no boleto
-
Acesso 24h por dia, 7 dias por semana
-
E-book de cada aula
-
Certificado de Participação em cada módulo
-
Certificado de Conclusão ao final do Programa
Se não estiver em seus planos se dedicar ao programa completo, você pode escolher os tópicos que deseja estudar.
Combos do Programa de Qualificação
COMBO: Infecções relacionadas à Assistência à Saúde
-
Prevenção e controle de infecções
-
Stewardship de Antimicrobianos
COMBO:
Cirurgia Segura
-
Segurança do paciente e procedimentos invasivos
-
Segurança do paciente em anestesia
COMBO:
Erros de Medicação
-
Parte 1 - Melhorar a segurança no uso de medicação
-
Parte 2 - Melhorar a segurança no uso de medicação
FAQ
O Programa completo possui 11 aulas com os temas abordados no Guia da OMS.
- O que é segurança do paciente?
- Por que empregar fatores humanos é importante para a segurança do paciente?
- Atuar em equipe de forma eficaz
- Compreender e gerenciar o risco clínico
- Envolver pacientes e cuidadores ou Parceria e envolvimento nos cuidados
- Usar métodos de melhoria da qualidade para melhorar os cuidados
- Aprender com os erros para evitar danos
- A compreensão dos sistemas e do efeito da complexidade nos cuidados ao paciente
- Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde:
- a. Prevenção e controle de infecção associada à assistência à saúde ou Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde
- b. Stewardship de Antimicrobiano
- Cirurgia Segura
- a. Segurança do paciente e procedimentos invasivos
- b. Prevenção e controle de infecção associada à assistência à saúde ou Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde
- Erros de medicação com as aulas:
- a. Melhorar a segurança no uso de medicação parte 1
- b. Melhorar a segurança no uso de medicação parte 2
Não. O Programa oferece 03 aulas com conteúdo que vai além do conteúdo base do Guia da OMS. Esta ampliação de conteúdo se dá ao fato de que entre os todos os eventos adversos mapeados em estudos, há 3 grupos que se destacam, por serem os mais frequentes em termos de ocorrência e por estarem associados a mortes e complicações advindas de eventos adversos:
- infecções Relacionadas à Assistência
- Eventos adversos em cirurgias/procedimento invasivos;
- Eventos adversos causados por erros de medicação;
Dada a importância destes eventos, eles motivaram os 3 Desafios Globais de Segurança do Paciente lançados pela OMS desde a formação da Aliança para a Segurança do Paciente: higiene das mãos, cirurgia segura e erros de medicação.
Por esse motivo, no Programa de Qualificação Multiprofissional do IBSP estes tópicos receberam um tratamento especial, incorporando mais conteúdo do que o previsto no guia da OMS. Sendo assim, eles serão abordados com um conteúdo adicional.
Recomendamos que o profissional seja graduado, entretanto não há formação específica exigida. O conteúdo das aulas é voltado para profissionais que atuam ou desejam atuar em Segurança do Paciente, nos diferentes níveis: assistencial, tático e estratégico.
Sim. Caso você não tenha disponibilidade para realizar o programa completo neste momento, você pode adquirir as aulas com os temas mais interessantes para você. Neste caso, você receberá o certificado da respectiva aula ao concluir os requisitos e alcançar aproveitamento mínimo de 70% na avaliação.
Sim. Após a conclusão de cada aula e cumprimento de todos os requisitos, você receberá um certificado da aula e ao finalizar as 11 aulas que fazem parte do Programa e Qualificação Multiprofissional, você receberá um certificado referente ao Programa completo.
O valor do programa é de R$ 899,90,00 com parcelamento em até 10x ou 5% desc. em pagamento à vista.
Essa é uma excelente oportunidade para ampliar seus conhecimentos e contribuir de forma efetiva com a melhoria dos processos de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente na Organização de Saúde onde você atua.
Investimento
8x de R$162,50
ou 5% de desconto à vista
Por que fazer o programa de qualificação?
O Programa é baseado no Guia Curricular da OMS. O guia conta com 11 tópicos, que juntos compõe um conjunto de conhecimentos sugerido pela OMS para formar uma literacia em segurança do paciente para qualquer profissional da área.
Dentre os eventos adversos mapeados em estudos, há 3 grupos que se destacam, por serem os mais frequentes em termos de ocorrência, mas também aqueles mais associados a mortes e complicações advindas de eventos adversos. E por isso esses 3 tópicos receberam um tratamento especial, incorporando mais conteúdo do que o previsto no guia da OMS.
São eles:
O Programa conta com a participação de docentes de diferentes áreas como medicina, enfermagem, farmácia e psicologia. Os professores foram selecionados seja com base em suas carreiras acadêmicas, seja com base em sua notoriedade e experiência prática nos temas, e são oriundos de diferentes partes do país, trazendo um diálogo de pluralidade regional e profissional, fundamentais para a construção do conhecimento proposto.
Um programa educacional inovador que extrapola as rotas tradicionais
Investimento
8x de R$162,50
ou 5% de desconto à vista
Estrutura
O Programa de Qualificação Profissional é composto pelos 11 tópicos do Guia da OMS que foram transformados em 11 aulas teóricas com exemplos práticos à realidade brasileira. Além disso, o Programa contempla outras 3 aulas com conteúdo adicional ao GCSP
O programa contempla 11 aulas obrigatórias que possuem uma avaliação ao final de cada conteúdo. O aluno precisa atingir 70% das 11 aulas obrigatórias para receber o certificado do Programa de Qualificação.
Ao todo o aluno terá 12 meses, a contar da data de matrícula, para realizar todas as 11 aulas. Durante este prazo o aluno receberá mensagens com recordatórios de prazos.
O que você vai aprender
- Compreender a relação entre avaliação da qualidade em saúde e a segurança do paciente;
- Conhecer o tamanho do problema de segurança do paciente do ponto de vista epidemiológico, econômico e humano;
- Conhecer a perspectiva histórica dos movimentos de melhoria da segurança do paciente no Brasil e no mundo;
- Conhecer a taxonomia e os principais conceitos, termos e definições relacionados a segurança do paciente;
- Entender o gerenciamento de risco na perspectiva sistêmica da assistência em saúde, a diferença entre falhas de sistema, violações e erros, o conceito de como as falhas no sistema contribuem com os eventos adversos;
- Entender a importância da cultura de segurança, do trabalho interdisciplinar e interprofissional, nos diferentes níveis de atenção à saúde.
- Entender o significado do termo “Fatores Humanos”;
- Compreender a relação entre Fatores Humanos e Segurança do Paciente;
- Entender a aplicação deste conhecimento na prática dos profissionais de saúde.
- Compreender a importância do trabalho em equipe nos cuidados em saúde;
- Conhecer estratégias para trabalhar em equipe de forma eficaz;
- Reconhecer que você pode ser integrante de várias equipes de assistência;
- Aprender técnicas que promovam um trabalho em equipe focado na assistência segura ao paciente.
- Entender o que é um risco clínico;
- Diferenciar a abordagem de risco reativa e proativa;
- Compreender os fundamentos, técnicas e ferramentas para identificação, análise e monitoramento dos riscos clínicos na prática através de uma abordagem multidisciplinar;
- Desenvolver estratégias importantes para a construção de um sistema de notificação de incidentes;
- Conhecer as principais técnicas e protocolos para investigação de incidentes clínicos.
- Conceitos relacionados ao cuidado centrado no paciente;
- Estratégias de ativação e engajamento do paciente no cuidado;
- Quais são os principais desafios para o cuidado centrado no paciente?
- Decisão compartilhada/colaborativa de cuidado como forma participativa e respeitosa de todas as partes;
- Principais aspectos do consentimento esclarecido;
- O que é “Disclosure” e quais são princípios da revelação do erro ocorrido.
- O que é o Sistema de Conhecimento Profundo;
- A diferença entre Mudança e Melhoria;
- O Modelo de Melhoria;
- Como medir Melhorias.
- Compreender os termos erro, deslize, lapso, equívoco, violação, near miss e viés de retrospecto;
- Compreender a possibilidade de aprendizados a partir da ocorrência de erros;
- Identificar fatores situacionais e pessoais associados a maior probabilidade de erro e formas de evitar a recorrência;
- Conhecer os conceitos gerais de Cultura de Segurança e Cultura Justa e como aplicá-los na análise de um incidente com dano.
- Compreender os princípios de causa raiz – principais aspectos do Protocolo de Londres.
- Entender o que significa um Sistema;
- Compreender um Sistema Complexo;
- Desenvolver um Pensamento Sistêmico voltado à Segurança do Paciente;
- Conhecer as características das Organizações de Alta Confiabilidade.
- Aula: Prevenção e controle de infecções
- Os fatores de risco para o desenvolvimento de IRAS;
- As principais medidas de prevenção das IRAS;
- As lacunas e dificuldades de implantação das medidas protetoras;
- Os desafios a reconhecer as limitações no seu cenário de trabalho e capazes de buscar soluções para a implantação de melhores práticas.
- Aula Infecções relacionadas à Assistência à Saúde: Stewardship de Antimicrobianos
- Os riscos envolvidos no uso indiscriminado de antibióticos sobre:
- A incidência de eventos adversos evitáveis;
- Os desfechos clínicos dos pacientes;
- A pressão de seleção de bactérias resistentes;
- Custos;
- Os elementos essenciais de um programa de uso racional de antibióticos em serviços de saúde;
- As estratégias mais estudadas para execução de um programa de uso racional de antimicrobianos;
- A utilização das métricas definidas pela Organização Mundial da Saúde para o monitoramento do uso de antibióticos em serviços de saúde.
- Os riscos envolvidos no uso indiscriminado de antibióticos sobre:
- Cirurgia Segura: Segurança do paciente e procedimentos invasivos
- Relevância do tema no contexto da qualidade e segurança do paciente;
- Principais riscos e eventos relacionados a procedimentos cirúrgicos e invasivos;
- Causas para a ocorrência dos eventos adversos;
- Protocolos e diretrizes utilizadas para mitigação dos riscos;
- Evidências científicas para embasamento técnico;
- Apresentação de casos reais e experiência prática.
- Cirurgia Segura: Segurança do paciente em anestesia
- Resgate histórico da observação e aprendizados relacionados à Segurança do Paciente
- Análise de estudos e co-relação com a prática de cuidados, no sentido de compreender e mitigar riscos aos pacientes em procedimentos
- Principais aspectos da anestesia segura
- Aula 1. Erros de medicação: Melhorar a segurança no uso de medicação parte 1
- A magnitude dos erros de medicação;
- Causas e consequências dos erros de medicação;
- Conceitos centrais quanto a erros de medicação;
- Estratégias de prevenção de erros de medicação;
- Erros de prescrição.
- Aula 2. Erros de medicação: Melhorar a segurança no uso de medicação parte 2
- Erros de dispensação;
- Erros de administração;
- Diagnóstico da segurança do sistema de utilização de medicamentos;
- Avaliação de erros de medicação;
- Indicadores para o monitoramento da segurança da cadeia medicamentosa.
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com a síntese do curso
Para quem é o programa?
Médicos
- Melhorar a assistência multidisciplinar com foco na segurança do paciente;
- Melhorar os resultados da jornada do paciente crítico;
- Ampliar a interface multidisciplinar e prover mais segurança por meio do gerenciamento de riscos;
- Melhorar os indicadores de resultados do paciente cirúrgico;
- Melhorar a experiência do paciente.
- Melhorar a qualidade e eficiência da assistência durante o período operatório;
Farmacêuticos
- Definir a sua jornada de estudo conforme suas necessidades e desafios institucionais, proporcionando flexibilização conforme o seu momento profissional e aceleração de resultados na prática;
- Aprimorar os processos de assistência farmacêutica e consequentemente nos seus indicadores;
- Contribuir para a qualidade da o cuidado promovendo o uso seguro e racional dos medicamentos.
Enfermeiros
- Colocar em prática ações que melhorem a segurança do paciente;
- Aumentar a eficiência dos processos da área;
- Melhorar a assistência multidisciplinar com foco na segurança do paciente.
Fisioterapeutas, fonoaudiólogos e demais profissões
- Contribuir para qualidade da assistência e cultura de segurança do paciente;
- Melhorar a qualidade e eficiência da assistência;
- Melhorar a qualidade dos sistemas de saúde.
Por que fazer o Programa com o IBSP?
É um programa pioneiro no Brasil que reúne todo o conteúdo de Segurança do Paciente de forma didática, onde o aluno pode seguir a trilha recomendada pelo programa ou fazer a SUA própria trilha.
Programa educacional inovador que extrapola as rotas tradicionais
Mais de 1700 alunos estudaram conosco
A jornada de aprendizado pode ser feita do seu jeito e no seu tempo
Conteúdo 100% online e assíncrono
Certificado reconhecido pelas organizações
Ebook de cada aula
Acesso ao conteúdo das aulas durante 12 meses
Casos reais
Professores que vão impulsionar o seu desenvolvimento e a sua carreira
Carmen Gabriel
Professora doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP)
Aula: O que é segurança do paciente?
Cassiana Gil Prates
Doutora em Enfermagem e mestre em Ciências Médicas
Aula: Segurança do paciente e procedimentos invasivos
Fabiane Regis
Mestre em Neurociências
Aula: Atuar em equipe de forma eficaz
Guilherme Moura
Diretor Médico de Qualidade e Segurança no SMA – Serviços Médicos de Anestesia
Mentor pela Rocket Mentoring School
Aula: Segurança do Paciente em Anestesia
Ícaro Boszczowski
Doutor em Ciências e gerente do departamento de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Aulas:
– Prevenção e controle de infecções
– Stewardship de Antimicrobianos
Karina Pires
Lucas Garcia
Doutor em Ciência do Cuidado em Saúde
Aula: Compreender e gerenciar o risco clínico
Marcelo Alvarenga
Mestre em Endocrinologia Clínica e presidente da Sociedade Brasileira de Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa
Aula: Envolver pacientes e cuidadores
Lucas Zambon
Médico e Doutor em Segurança do Paciente
MBA de Gestão em Saúde pela USP
Especialista em Melhoria pelo Institute for Healthcare Improvement
Fundador e diretor do IBSP
Aulas:
– A compreensão dos sistemas e do efeito da complexidade nos cuidados ao paciente
– Por que empregar fatores humanos é importante para a segurança do paciente?
– Usar métodos de melhoria da qualidade para melhorar os cuidados
Mário Borges
Doutor em Infectologia e Medicina Tropical e mestre em Epidemiologia
Aula: Melhorar a segurança no uso de medicação – Partes 1 e 2
Para você
-
Acesso por 12 meses
-
Pagamento no cartão ou boleto
-
11 aulas baseadas no Guia curricular de Segurança do Paciente da OMS
-
3 Aulas além do Guia curricular
-
Acesso 24h por dia
-
+80 horas de estudos (videoaulas, leituras e avaliação)
-
Exercícios em todos os módulos para você praticar
-
Ebook de cada aula
-
Certificado
Para sua empresa
-
Acesso por 12 meses
-
Pagamento no cartão, boleto ou transferência
-
11 aulas baseadas no Guia curricular de Segurança do Paciente da OMS
-
3 Aulas além do Guia curricular
-
Acesso 24h por dia
-
+80 horas de estudos (videoaulas, leituras e avaliação)
-
Exercícios em todos os módulos para você praticar
-
Ebook de cada aula
-
Certificado
Combos com aulas do Programa de Qualificação
COMBO: Infecções relacionadas à Assistência à Saúde
-
Prevenção e controle de infecções
-
Stewardship de Antimicrobianos
COMBO:
Cirurgia Segura
-
Segurança do paciente e procedimentos invasivos
-
Segurança do paciente em anestesia
COMBO:
Erros de Medicação
-
Parte 1 - Melhorar a segurança no uso de medicação
-
Parte 2 - Melhorar a segurança no uso de medicação
FAQ
O Programa completo possui 11 aulas com os temas abordados no Guia da OMS.
- O que é segurança do paciente?
- Por que empregar fatores humanos é importante para a segurança do paciente?
- Atuar em equipe de forma eficaz
- Compreender e gerenciar o risco clínico
- Envolver pacientes e cuidadores ou Parceria e envolvimento nos cuidados
- Usar métodos de melhoria da qualidade para melhorar os cuidados
- Aprender com os erros para evitar danos
- A compreensão dos sistemas e do efeito da complexidade nos cuidados ao paciente
- Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde:
- a. Prevenção e controle de infecção associada à assistência à saúde ou Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde
- b. Stewardship de Antimicrobiano
- Cirurgia Segura
- a. Segurança do paciente e procedimentos invasivos
- b. Prevenção e controle de infecção associada à assistência à saúde ou Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde
- Erros de medicação com as aulas:
- a. Melhorar a segurança no uso de medicação parte 1
- b. Melhorar a segurança no uso de medicação parte 2
Não. O Programa oferece 03 aulas com conteúdo que vai além do conteúdo base do Guia da OMS. Esta ampliação de conteúdo se dá ao fato de que entre os todos os eventos adversos mapeados em estudos, há 3 grupos que se destacam, por serem os mais frequentes em termos de ocorrência e por estarem associados a mortes e complicações advindas de eventos adversos:
- infecções Relacionadas à Assistência
- Eventos adversos em cirurgias/procedimento invasivos;
- Eventos adversos causados por erros de medicação;
Dada a importância destes eventos, eles motivaram os 3 Desafios Globais de Segurança do Paciente lançados pela OMS desde a formação da Aliança para a Segurança do Paciente: higiene das mãos, cirurgia segura e erros de medicação.
Por esse motivo, no Programa de Qualificação Multiprofissional do IBSP estes tópicos receberam um tratamento especial, incorporando mais conteúdo do que o previsto no guia da OMS. Sendo assim, eles serão abordados com um conteúdo adicional.
Recomendamos que o profissional seja graduado, entretanto não há formação específica exigida. O conteúdo das aulas é voltado para profissionais que atuam ou desejam atuar em Segurança do Paciente, nos diferentes níveis: assistencial, tático e estratégico.
Sim. Caso você não tenha disponibilidade para realizar o programa completo neste momento, você pode adquirir as aulas com os temas mais interessantes para você. Neste caso, você receberá o certificado da respectiva aula ao concluir os requisitos e alcançar aproveitamento mínimo de 70% na avaliação.
Sim. Após a conclusão de cada aula e cumprimento de todos os requisitos, você receberá um certificado da aula e ao finalizar as 11 aulas que fazem parte do Programa e Qualificação Multiprofissional, você receberá um certificado referente ao Programa completo.