NOTÍCIAS

Bundle de enfermagem: 5 iniciativas para melhorar a experiência do paciente

0
(0)
Relacionamento com o paciente: bundle de enfermagem concentra iniciativas para melhorar experiência do paciente (Bigstock)
Relacionamento com o paciente: bundle de enfermagem concentra iniciativas para melhorar experiência do paciente (Bigstock)

Poucas coisas são tão importantes para a experiência do paciente quanto o relacionamento com a enfermagem. Estruturar um pacote de práticas para melhorar a comunicação – e oferecer treinamento constante – é uma maneira eficaz de aumentar o comprometimento do paciente com o tratamento e melhorar a experiência durante a hospitalização. O NEJM Catalyst, publicação virtual do The New England Journal of Medicine, divulgou um case interessante de adoção de um bundle de enfermagem que aumentou em até 15%, em seis meses, a pontuação referente ao relacionamento com a enfermagem em pesquisas de satisfação.

INSCRIÇÕES ABERTAS: III Seminário Internacional de Enfermagem para Segurança do Paciente

O pacote de intervenções é composto por cinco iniciativas:

  1. Rondas a cada hora – um integrante da enfermagem visita cada um dos quartos, uma vez por hora, para verificar as necessidades do paciente (idas ao banheiro, posicionamento, controle da dor…). Não se espera o paciente chamar.
  2. Quadro de informações – em todos os quartos, há um quadro branco visível para o paciente, com a data, nome dos integrantes da equipe daquele dia, objetivos para o dia, e estimativa da data da alta.
  3. Passagem de plantão à beira do leito – ao final de cada turno, um membro da enfermagem que entrega o plantão discute com alguém da próxima equipe os progressos do paciente, junto com o paciente e a família.
  4. Ronda da liderança – o enfermeiro-chefe passa em cada quarto de paciente pelo menos uma vez durante a hospitalização e deixa um cartão com seus contatos.
  5. Comunicação CI.CARE – esta talvez seja a medida mais importante. É uma forma de se comunicar com o paciente desenvolvida pelo médico americano David Feinberg, durante sua experiência na Universidade da Califórnia em Los Angeles. Após a adoção desse padrão, o serviço médico da UCLA passou a figurar na lista das melhores experiências do paciente dos Estados Unidos.

>> Por que falhas de comunicação estão por trás de “erros” na saúde

O CI.CARE é um acrônimo que reúne cinco passos para uma comunicação eficiente:

  • Connect (Conectar-se) – cause uma boa primeira impressão: bata na porta antes de entrar, chame o paciente pelo nome.
  • Introduce (Apresente-se) – diga o seu nome, seu cargo e seu papel no tratamento do paciente
  • Ask permission and Anticipate (Peça permissão e antecipe) – antes de entrar no quarto, antes de fazer um exame, antes de tocar no paciente. Antecipe necessidades que o paciente possa ter: posicionamento, idas ao banheiro etc…
  • Respond (Respond) – ao atender a um pedido do paciente, seja solícito e positivo
  • End with Excellence (o bom e velho “fechar com chave-de-ouro”) – avise que a procedimento/atividade está terminando, o que deve acontecer a seguir, pergunte se o paciente precisa de mais alguma coisa e coloque-se à disposição.

>> Transição do cuidado: ferramentas para evitar erros na comunicação

Como implantar o bundle
É preciso investir em treinamento contínuo, afinal, promover mudanças na cultura é um trabalho de longo prazo e há constantes trocas de pessoal. Vídeos com demonstrações são uma boa opção para que o padrão não se perca com o passar do tempo.

Definir indicadores e fazer avaliações periódicas são essenciais para medir o impacto e motivar a equipe (para isso, é fundamental que os resultados sejam compartilhados adequadamente). A efetividade do cumprimento das iniciativas que integram o bundle pode ser um bom indicador, assim como as questões referentes ao relacionamento com a enfermagem que integram a pesquisa de satisfação do paciente.

>> Como usar o método SBAR na transição do cuidado

 

bundle

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Comente

Veja outros conteúdos

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos