NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Prevalência de lesões por pressão aumenta globalmente: guia ilustrado promove conhecimento sobre prevenção

Confira de antemão, o release feito com exclusividade pelo IBSP do “Guia ilustrado para apoio ao profissional da saúde: entendendo as lesões por pressão” elaborado pela Mölnlycke.
Prevalência de lesões por pressão aumenta globalmente: guia ilustrado promove conhecimento sobre prevenção
Prevenção da Lesão por Pressão
4.7
(17)

Documento elaborado pela Mölnlycke será lançado dia 12 de maio em evento online

Consideradas um problema de saúde pública, as lesões por pressão acometem cerca de um a cada dez adultos hospitalizados. Nas unidades de terapia intensiva, essa prevalência chega a atingir 20% dos pacientes. Único evento adverso que segue em ascensão, as lesões estão normalmente atreladas a um déficit de qualidade na assistência e esses episódios podem ser prevenidos por meio da ampliação do conhecimento entre as equipes clínicas.

O compartilhamento de informações é extremamente importante para frear o aumento de casos de lesões por pressão no mundo, acometimentos que aumentam o risco de outros eventos adversos como infecções do trato urinário, pneumonia associada à ventilação mecânica, queda e trombose.

Pensando nisso, a Mölnlycke, parceira do IBSP (Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente) e líder global no fornecimento de soluções para gerenciamento de lesões por pressão, preparou um guia ilustrado para apoiar os profissionais de saúde na tomada de decisão e na adoção e disseminação de boas práticas de prevenção desses eventos adversos.

Elaborado por duas profissionais com ampla experiência na área, Aline de Oliveira Ramalho, enfermeira estomaterapeuta, pós-graduada em Gestão de Qualidade e Segurança do Paciente e Mestra em Ciências da Saúde e pesquisadora na temática Prevenção de Lesão por Pressão; e Paula de Souza Silva Freitas, enfermeira especialista em dermatologia e doutora em saúde coletiva, o documento será lançado pela companhia as 19h do dia 12 de maio em um evento online chamado “Segurança nos Processos Clínicos e a Enfermagem”.

Com cerca de 40 páginas, o guia está dividido em três capítulos que detalham o que é lesão por pressão, como reconhecer essas lesões e quais as principais práticas de prevenção. Totalmente embasado em evidências científicas — importante ferramenta para nortear a melhoria dos cuidados de saúde — o material compila todas as principais referências para profissionais que atuam na assistência direta ao paciente e, portanto, tem o poder de auxiliar na prevenção.

Por ser ilustrado, o guia facilita a compreensão da classificação das lesões, já que traz imagens reais dos quatro estágios segundo o sistema de classificação mundialmente utilizado e, em abordagem única, também tem referenciais para pele negra. Além disso, possui páginas pautadas para que os leitores possam fazer anotações de interesse.

O material é de grande valia para as unidades de saúde que prezam pela qualidade da assistência e pela segurança dos pacientes, já que lesões por pressão representam danos para todos os atores da cadeia de atendimento e aumento de custos hospitalares.

Referências

(1) Guia Ilustrado para Apoio ao Profissional de Saúde – Entendendo as Lesões por Pressão

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 17

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos