NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Com consultoria especializada, IBSP auxilia INDSH a desenvolver a cultura de segurança do paciente em suas unidades

Com consultoria especializada, IBSP auxilia INDSH a desenvolver a cultura de segurança do paciente em suas unidades
5
(1)

Organização administra 15 unidades de saúde que, espalhadas pelo país, prestam assistência através do SUS

Reconhecendo a importância de manter suas atividades em melhoria contínua, o INDSH (Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano) contratou a consultoria especializada do IBSP (Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente) a fim de construir um padrão de qualidade nas 15 unidades administradas em todo o país, garantindo, assim, que os pacientes atendidos estivessem em segurança durante e após a assistência.

Essa parceria foi iniciada em 2018 e permanece até hoje colhendo bons frutos nas instituições de saúde que atendem exclusivamente pelo SUS. “É muito satisfatório, para nós, trabalhar em conjunto com o INDSH desenvolvendo uma saúde segura e de qualidade para os brasileiros de diferentes regiões. Temos uma atuação muito forte, por exemplo, nas unidades do norte”, explica José Branco, diretor institucional do IBSP. Hoje, o INDSH, que é uma Organização Social de Saúde, é responsável pela administração de nove hospitais, cinco unidades de pronto atendimento e um centro especializado em reabilitação instalados em estados como Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná e Santa Catarina.

Para o presidente do INDSH, José Carlos Rizoli, a parceria com o IBSP foi estratégica desde o início. “Respeito à vida é nosso lema que também se traduz na garantia de que os pacientes que entram em nossos hospitais recebam uma assistência segura. É o IBSP que nos dá toda a retaguarda para essa atuação, nos orientando a respeito das providências que temos que tomar para garantir essa qualidade na assistência”, declara.

A importância da consultoria é percebida na prática também pelas equipes das unidades. Marcelo Azevedo, diretor-executivo do Hospital Regional Público dos Caetés, unidade de média e alta complexidade com mais de 100 leitos em funcionamento em Capanema, no Pará, reforça os resultados positivos. “Quando pensamos em segurança do paciente, automaticamente pensamos no IBSP, nosso parceiro que nos norteia quanto aos nossos processos e fluxos de trabalho. Por meio da consultoria direcionada à estruturação de processos de qualidade e segurança do paciente, conquistamos muito êxito nas nossas operações, reduzindo consideravelmente o risco de falhas e tornando todas as atividades mais seguras”, declara.

A parceria é de longo prazo, pois mudanças estruturais exigem tempo e dedicação, como relata Cinthia Rodrigues de Souza, diretora-executiva da UPA Campos Salles e do Hospital e Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, unidades em funcionamento em Manaus (AM). “É preciso investir em uma mudança cultural que leva tempo. É um processo lento e diário que consiste na sensibilização das equipes. A transformação não acontece do dia para a noite, porém, estamos trabalhando com o IBSP que tem uma trajetória sólida neste cenário”, avalia.

Além da consultoria prestada ao INDSH, que comanda unidades do SUS, o IBSP oferece outros serviços focados em estimular a cultura de segurança dentro do sistema público de saúde. “Nosso empenho, somado ao interesse e à disponibilidade das equipes dos nossos clientes, contribuem com um objetivo maior que é fazer, do Brasil, um país onde todos os pacientes estejam seguros enquanto carecem de assistência”, finaliza Branco reforçando a atuação da entidade em prol do movimento pela segurança do paciente.

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos