NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Cursos online: IBSP lança plataforma de EAD para saúde

Cursos online: IBSP lança plataforma de EAD para saúde
0
(0)

 

O IBSP – Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente lança hoje (28/11) sua plataforma de ensino a distância. Os Cursos Online IBSP abrangem temas nas áreas de segurança do paciente, gestão da qualidade, enfermagem e farmácia. Especialmente elaborados para serem específicos e rápidos – levam entre 4 e 10 horas -, eles atendem às necessidades dos profissionais de saúde que precisam se atualizar constantemente, mas que enfrentam uma rotina atribulada de plantões e duplas jornadas. “A ideia é ajudá-los a incorporar a atualização em seu dia a dia”, afirma a enfermeira Karina Pires, diretora de operações do IBSP.

Os Cursos Online IBSP podem ser feitos a qualquer hora: não é preciso esperar a abertura de novas turmas. Basta fazer a matrícula e o pagamento pelo SITE e acessar o conteúdo de qualquer lugar. Os cursos também são formatados para serem feitos pelo celular, mais uma opção para facilitar o estudo. Todo o suporte de tecnologia e de conteúdo é remoto, prestado por técnicos e professores individualmente para cada estudante. “É o próprio aluno que dita o seu ritmo, sem precisar esperar que outros concluam um módulo ou que o professor libere as atividades para a turma toda”, afirma a enfermeira Eliana Argolo, consultora do IBSP e uma das responsáveis pelo projeto.

Oito cursos já estão com as matrículas abertas: Assistência e Atenção Farmacêutica, Assistência Dialítica, Cuidado Centrado no Paciente, Cultura de Segurança do Paciente, Como Analisar Eventos Adversos, Gestão da Qualidade em Saúde, Prevenção do Tromboembolismo Venoso e Interfaces da Segurança do Paciente. Outros serão lançados periodicamente, para manter o conteúdo atualizado e em sintonia com as necessidades dos profissionais de saúde.

>> Conheça os novos cursos online do IBSP

Pesquisas internacionais sugerem que a modalidade do ensino a distância (EAD) se adapta às particularidades do cotidiano dos profissionais de saúde – e, por isso, é uma ferramenta ideal de treinamento e capacitação. Uma revisão sistemática, feita com nove estudos randomizados, uma das melhores metodologias para medir benefícios, concluiu que os cursos online têm efeito encorajador sobre profissionais de enfermagem. Os seis estudos relevantes analisados mostraram que a educação a distância teve resultados semelhantes ou até melhores do que modalidades tradicionais de ensino. Quatro dos cinco levantamentos relevantes que analisaram o desempenho nas habilidades adquiridas indicaram que os alunos dos cursos online se saíram melhor. “A educação a distância individualiza o aprendizado, permite maior acesso a informações pela internet e cria um ambiente amistoso para que o aluno desenvolva suas próprias opiniões, reforçando a automotivação”, sintetizaram os autores do levantamento, publicado na International Nursing Review.

Fundado em 2011, o IBSP se tornou uma referência nacional em conteúdo e treinamento em segurança do paciente e em qualidade em saúde. Seus eventos científicos e seu portal de notícias congregam uma rede de mais de 400 mil profissionais de saúde no Brasil e no exterior, que agora contarão com as ferramentas da educação a distância do IBSP como base para capacitação e treinamento. “Os cursos online são uma antiga reivindicação de muitos profissionais que não conseguem vir com frequência aos seminários, por questões de agenda e de custos da viagem”, afirma Karina. “Os cursos online IBSP foram pensados para vencer a barreira da distância a um preço acessível.” A missão do IBSP é ajudar você a transformar a qualidade da assistência a saúde no Brasil.

 

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos