NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Eventos adversos no perinatal e a importância do checklist de parto seguro da OMS

Eventos adversos no perinatal e a importância do checklist de parto seguro da OMS
No Brasil, um caso recente ressaltou a importância da Segurança do Paciente no perinatal
5
(1)

No Brasil, um caso recente ressaltou a importância da Segurança do Paciente no perinatal.

Uma indenização frente a um potencial evento adverso evidencia a relevância de medidas que garantam a segurança dos pacientes em procedimentos obstétricos, como o checklist de parto seguro desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Sobre o caso

Segundo informado nos noticiários, a demora em encontrar um anestesista para a realização de uma cesariana levou um bebê a ser diagnosticado com paralisia cerebral após o nascimento, vindo a falecer após 3 anos. Ainda que a questão jurídica tenha ganhado destaque nesse caso, o IBSP acredita na importância de se destacar os aprendizados que as instituições e os profissionais devem refletir diante de uma ocorrência como esta.

É fundamental que todo serviço que preste assistência perinatal adote medidas para garantir a segurança durante o parto, evitando complicações que possam resultar em danos aos bebês e às mães. Nesse sentido, a OMS desenvolveu um checklist de parto seguro com o objetivo de reduzir as mortes maternas e de recém-nascidos, que muitas vezes são evitáveis.

Checklist da OMS

O checklist da OMS estabelece quatro momentos-chave no processo de parto, desde a admissão da mãe até a alta hospitalar. A ferramenta busca assegurar que os profissionais de saúde sigam padrões essenciais de cuidados em cada etapa, como a verificação de possíveis complicações e o estímulo ao aleitamento materno. Essa abordagem visa melhorar a qualidade dos cuidados e prevenir eventos adversos.

A implementação do checklist de parto seguro da OMS ganha destaque como uma ferramenta eficaz na promoção da segurança e na prevenção de complicações. É fundamental que os profissionais de saúde adotem essa ferramenta para garantir a saúde e o bem-estar das mães e dos recém-nascidos.

Referências

HOSPITAL deve indenizar em R$ 800 mil família de bebê por problema em parto. UOL. São Paulo, 20 de jun. de 2023. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2023/06/20/hospital-deve-indenizar-em-r-800-mil-familia-de-bebe-por-problema-em-parto.htm>. Acesso em: 26 de jun. de 2023.

OMS cria checklist de parto seguro que visa segurança do paciente. IBSP. São Paulo, 22 de jan. de 2016. Disponível em: <https://ibsp.net.br/materiais-cientificos/oms-cria-checklist-de-parto-seguro-que-visa-seguranca-do-paciente/>. Acesso em: 26 de jun. de 2023.

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos