NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Prefeitura de São Paulo lança Informe Técnico para Prevenção de IRAS por C. difficile 

Prefeitura de São Paulo lança Informe Técnico para Prevenção de IRAS por C. difficile 
Prefeitura de São Paulo lança Informe Técnico para Prevenção de IRAS por C. difficile
5
(5)

No último 24 de julho, a Prefeitura de São Paulo lançou um Informe Técnico elaborado pelas NMCIH/DVE/COVISA/SEABEVS/SMS-SP, visando a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), causadas pelo patógeno Clostridioides difficile (C. difficile). 

Este relatório — clique aqui para baixar — aborda medidas cruciais para controlar a disseminação deste agente infeccioso nos serviços de saúde da cidade. 

O Clostridioides difficile (antes chamado de Clostridium difficile) é um bacilo Gram positivo anaeróbio produtor de esporos, conhecidos por serem o principal causador de IRAS nos Estados Unidos (EUA). 

O Informe Técnico destaca que a colonização assintomática por C. difficile no intestino grosso é mais comum em pacientes adultos hospitalizados, especialmente naqueles com múltiplas internações, doenças crônicas e histórico de uso de antimicrobianos. 

Os números alarmantes de infecções causadas por C. difficile nos EUA — mais de 450.000 por ano — chamaram a atenção para a necessidade de medidas preventivas eficazes. 

Estima-se que a mortalidade atribuível a essas infecções varie de 4,5% a 16,7%, a depender do período epidêmico ou endêmico, e além disso, essas infecções tendem a ampliar a permanência hospitalar em 2,8 a 5,5 dias. 

No Brasil, a pesquisa sobre o tema é limitada devido à falta de disponibilidade de exames específicos, especialmente na rede pública de saúde. Ainda assim, observa-se um aumento na quantidade de casos, embora a gravidade clínica não tenha sofrido alterações significativas. 

A disseminação da infecção se dá principalmente pelo contato direto, sendo as mãos dos profissionais de saúde frequentemente apontadas como os principais veículos de transmissão. 

A nota técnica destaca a importância da adesão rigorosa às precauções de contato e à higiene das mãos nas unidades de assistência ao paciente. Além disso, a contaminação de materiais e equipamentos compartilhados entre os pacientes também foi identificada como um fator significativo na disseminação da infecção. 

O documento apresenta uma série de diretrizes para a prevenção eficaz das IRAS causadas por C. difficile. Entre as principais ações recomendadas, destacam-se: 

  • Uso criterioso de antimicrobianos: recomenda-se um uso adequado de antimicrobianos para o tratamento da infecção por C. difficile, visando a redução dos riscos de colonização; 
  • Implementação de práticas de gestão e exames laboratoriais: são sugeridos critérios pré-estabelecidos para diagnóstico laboratorial de C. difficile e ações de vigilância para detecção de casos; 
  • Limpeza e desinfecção adequadas: o Informe enfatiza a importância de protocolos de limpeza e desinfecção rigorosos, especialmente em relação a equipamentos e superfícies frequentemente tocadas; 
  • Sistema de alerta integrado: propõe-se a implementação de um sistema de alerta em cooperação com o laboratório de microbiologia para garantir a notificação imediata em casos de C. difficile. 
  • Educação de pacientes e familiares: a educação é destacada como uma ferramenta importante para esclarecer pacientes e familiares sobre a infecção, as precauções de contato e a higiene das mãos. Lembrando que o engajamento dos pacientes é tema da Campanha 2023 da OMS para o Dia Mundial da Segurança do Paciente. 

O relatório ressalta que, embora essas medidas sejam fundamentais, ainda existem questões não resolvidas na prevenção de infecções por C. difficile, como a identificação de portadores assintomáticos, o uso de probióticos como profilaxia primária e a profilaxia com antimicrobianos para pacientes de alto risco. 

Portanto, o lançamento do Informe Técnico pela Prefeitura de São Paulo marca um passo importante na luta contra as infecções relacionadas à assistência à saúde causadas por Clostridioides difficile

O documento oferece orientações práticas e abrangentes para assegurar a Segurança dos Pacientes e a qualidade dos serviços de saúde na cidade, contribuindo para a redução dos riscos de disseminação dessa infecção grave. 

Referência 

Informe Técnico NMCIH/DVE/COVISA/SMS-SP: Prevenção contra as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) causadas por Clostridioides

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos