NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

IV Simpósio de Qualidade e Segurança do Paciente: conheça os convidados internacionais

IV Simpósio de Qualidade e Segurança do Paciente: conheça os convidados internacionais
0
(0)

 

O Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente, em sua quarta edição, tem a honra de receber dois especialistas referências internacionais: o médico inglês Mike Durkin, do NHS e Imperial College London, e o cirurgião americano Elliott Haut, da Johns Hopkins University. O evento acontece nos dias 25 e 26 de abril de 2019, em São Paulo, na sede da Fecomercio-SP.

INSCRIÇÕES ABERTAS – IV Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente

O médico inglês Mike Durkin foi o diretor responsável pela implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente do sistema de saúde da Inglaterra, o NHS (National Health Service). Atualmente, Durkin é um dos diretores associados do NHS Resolution, a agência do governo britânico que cuida dos encargos financeiros gerados por casos de erros na assistência à saúde. Ele também ocupa atualmente a posição de Conselheiro de Liderança e Segurança do Paciente do Patient Safety Translational Research Centre, centro de pesquisa no Imperial College London para aplicação de inovações em saúde. Em seus 25 anos de experiência no gerenciamento de instituições médicas, Durkin ajudou a desenvolver uma rede de 500 profissionais encarregados de multiplicar ações de qualidade, e ajudou a implantar um órgão independente que investiga erros e eventos adversos ocorridos no sistema de saúde inglês, o HSIB (Healthcare Safety Investigation Branch), do qual ele é membro.

Durante sua participação no IV Simpósio, Durkin apresentará políticas que conseguiram transformar a segurança do paciente, de fato, em uma preocupação nacional na Inglaterra e que faz parte ativamente do dia a dia dos funcionários das instituições de saúde. São medidas para implantar e fortalecer a cultura de segurança nos serviços e para criar projetos com impacto real na qualidade da assistência. A redução drástica da prescrição de antibióticos, que em um ano chegou a 16% em medicamentos de amplo espectro, é um dos exemplos mais emblemáticos das conquistas alcançadas pelo programa inglês quando sob a direção de Durkin.

Em outras frentes de trabalho durante o simpósio, o cirurgião americano Elliott Haut, da Johns Hopkins University, tratará de um dos eventos adversos mais frequentes dentro dos hospitais, o tromboembolismo venoso (TEV), além de falar sobre segurança no contexto cirúrgico e de trauma. Haut é vice-presidente de Qualidade e Segurança do departamento de Cirurgia da Escola de Medicina da Johns Hopkins University, instituição pioneira no desenvolvimento de políticas de segurança e qualidade. Haut foi um dos ganhadores do prêmio de Excelência em Qualidade e Segurança, o Armstrong Award for Excellence in Quality and Safety, em 2016. Ele criou um modelo de prevenção de trombose e embolia pulmonar considerado exemplar pela agência americana de qualidade em saúde, a AHRQ. Haut é o presidente da Associação para Cirurgia de Trauma (EAST), onde também já presidiu o comitê de criação de diretrizes clínicas para o atendimento de trauma.

Confira outros temas que serão trabalhados este ano durante o evento, promovido pelo IBSP – Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente. A relação completa de palestrantes será divulgada em breve.

PROGRAMAÇÃO

* Perspectivas: o Futuro da Segurança do Paciente
O papel da liderança na condução das instituições pelos avanços das políticas de qualidade em saúde

* As lições do National Patient Safety Programme da Inglaterra para os hospitais brasileiros
Ações estratégicas para aprimorar programas de segurança e gestão da qualidade

* Perfil e educação dos profissionais para uma assistência segura
Lacunas da formação versus as necessidades do mercado de trabalho futuro

* Evento Adverso em foco: Prevenção de Tromboembolismo Venoso (TEV)
– Case internacional: Programa de Prevenção da Johns Hopkins University
– Case nacional: Incorporação das diretrizes de profilaxia recomendadas pela AHRQ
– Debate: A armadilha da subutilização de profilaxia versus os riscos do uso excessiva

* Prescrição racional de antibióticos: incentivos financeiros funcionam?
A experiência inglesa que reduziu o uso em 7% em apenas um ano

* Como desenvolver líderes transformadores
Metodologias de liderança para a solução de problemas

* Segurança do Paciente na Oncologia
– Capacitação de equipes de enfermagem
– Cuidados específicos na cadeia de suprimentos
– Monitoramento de eventos adversos

* Segurança obstétrica: protocolos preventivos e de resposta rápida
– Prevenção e controle de hemorragia intra e pós-parto (HPP)
– Como reduzir cesáreas desnecessárias

Uma das marcas do Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente é colocar os hospitais do Brasil em contato direto com os especialistas internacionais que desenvolvem e ditam as políticas mais modernas de qualidade e segurança. Além de apresentar teorias disruptivas e tecnologias de ponta, a seleção de palestrantes também permite ao público conhecer experiências exemplares, já colocadas em prática pela liderança de hospitais internacionais e nacionais. O simpósio traz o zeitgeist, o espírito do tempo, como inspiração, e apresenta os benchmarks, os referenciais, para a ação.

As inscrições para o IV Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente já estão abertas no SITE do evento. Os lotes iniciais estão com desconto.

 

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos