NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Programação especial: Abril para Segurança do Paciente

Programação especial: Abril para Segurança do Paciente
5
(1)

O mês de abril é especial para todos que trabalham pela qualidade da assistência à saúde e pela Segurança do Paciente. Para o IBSP, o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente, não poderia ser diferente. Para comemorar o mês que marca a importância da Segurança do Paciente nas instituições de saúde, o IBSP preparou uma programação especial!

O IBSP tem como missão ajudar os profissionais e as instituições de saúde a transformar a qualidade da assistência no Brasil. Por isso, no mês em que o Programa Nacional de Segurança do Paciente completa seis anos, o IBSP lança uma campanha nas redes sociais para aumentar a conscientização sobre a importância do assunto. É possível fazer uma foto de perfil para colocar nas redes sociais mostrando que você é uma das pessoas que trabalham/apoiam a Segurança do Paciente. Basta acessar o selo preparado pelo IBSP neste link, fazer o download da foto personalizada e colocá-la nas suas redes sociais. Ajude a espalhar esta mensagem!

Vamos à programação especial!
Hoje, 1º de Abril, Dia Nacional da Segurança do Paciente, o IBSP lança novos cursos online: Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente, Assistência Domiciliar, Ferramentas da Qualidade, Protocolos Clínicos e Segurança do Paciente na Assistência Hemoterápica. Com os cinco lançamentos, a plataforma de ensino a distância (EAD) do IBSP já conta com 13 cursos. Eles podem ser feitos a qualquer momento, para atender às necessidades de tempo dos profissionais de saúde.

>> Conheça os Cursos Online IBSP

No dia 3/4, quarta-feira, estreia a Rádio IBSP. Mais uma maneira de ficar informado sobre novas práticas e discussões relacionadas à segurança do paciente e qualidade na assistência. O médico Lucas Zambon, diretor científico do IBSP, traz todas as semanas novas perspectivas em um podcast. É o IBSP para ouvir!

Abril também será um mês de webinários especiais no IBSP. Para começar, a enfermeira Karina Pires, diretora operacional do IBSP, apresentará amanhã (2/4), às 20h, o IBSP ao Vivo: Estratégias para Identificar Eventos Adversos. Esse é um dos tópicos contemplados no programa do novo curso online “Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente”. O webinário é gratuito: é só acessar a página do IBSP no Facebook no horário e clicar no post da transmissão ao vivo. É necessário fazer login no Facebook.

No dia 17/4, também às 20h, é a vez da médica Elenara Ribas, responsável técnica do Projeto Paciente Seguro no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Elenara falará sobre Elaboração de Projetos e Engajamento da equipe.

Assista a outras edições do IBSP ao Vivo
>> Cirurgia segura: 10 pontos que devem estar no checklist
>> Método 5S: como usar e implantar a ferramenta em serviços de saúde
>> Como analisar eventos adversos: webinário com Lucas Zambon, do IBSP

Para finalizar o mês especial para a Segurança do Paciente, o IBSP realiza nos dias 25 e 26 de abril, em São Paulo, o tradicional Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente. Em sua quarta edição, o evento traz ao Brasil o médico Mike Durkin, que dirigiu o programa de segurança do paciente da Inglaterra até 2017, e o cirurgião americano Elliott Haut,  da Johns Hopkins University, responsável pela elaboração de um protocolo de prevenção de TEV (Tromboembolismo Venoso). Ainda dá tempo de conferir a programação completa e fazer a inscrição no site .

 

 

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos