NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Segurança do paciente nas especialidades: temas especiais do IV Simpósio Internacional de Qualidade

Segurança do paciente nas especialidades: temas especiais do IV Simpósio Internacional de Qualidade
0
(0)

A quarta edição do Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente reservou um espaço especial em sua programação à aplicação de metodologias de qualidade e de conceitos de segurança do paciente a especialidades. No evento que acontece em 25 e 26 de abril, em São Paulo (SP), haverá painéis temáticos dedicados à Segurança do Paciente na Oncologia, Obstetrícia, Emergência e Prevenção de Tromboembolismo Venoso (TEV).

>> INSCRIÇÕES ABERTAS – IV Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente

Na sessão dedicada à Oncologia, a enfermeira Ana Maria Teixeira Pires, gerente de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP), apresenta métodos de educação e planejamento de treinamentos para capacitação equipes de enfermagem. A farmacêutica Carla Fernandes, gerente de suprimentos e farmacêutica responsável do Hospital Santa Paula (SP), discutirá como manejar a toxicidade de tratamentos quimioterápicos. A apresentação das particularidades do protocolo de sepse e de projetos de melhoria para oncologia ficará por conta do infectologista Ivan França, gerente de Risco do A.C. Camargo Cancer Center (SP).

No painel de segurança obstétrica, os destaques são os protocolos preventivos e de resposta rápida desenvolvidos pela Maternidade Vila Nova Cachoeirinha, referência em partos de alto risco. A tocoginecologista Vera Denise de Toledo Leme, gerente assistencial da clínica obstétrica da instituição, palestrará sobre controle de hemorragia intra e pós-parto (HPP). O especialista em medicina fetal Carlos Henrique Mascarenhas, da Rede Mater Dei (MG), abordará estratégias para a redução de cesáreas desnecessárias.

O cirurgião americano Elliott Haut, vice-presidente de Qualidade e Segurança do departamento de Cirurgia da Escola de Medicina da Johns Hopkins University, falará sobre segurança no atendimento de trauma. A elaboração e o uso de diretrizes práticas no atendimento de emergência serão o foco de Haut, também presidente da americana Associação para Cirurgia de Trauma (EAST).

Além disso, o simpósio destrinchará impacto, diretrizes, cases de implantação e controvérsias na profilaxia de Tromboembolismo Venoso (TEV), o evento adverso em foco este ano. Haut, da Johns Hopkins University, demonstrará o uso de um modelo multidisciplinar de prevenção. A cardiologista Sabrina Bernardez, coordenadora de protocolos gerenciados do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, apresentará um case sobre como implantar as diretrizes de prevenção recomendadas pela AHRQ, a agêncial nacional de qualidade em saúde dos Estados Unidos, uma referência mundial. Para finalizar essa sessão especial, Haut e Sabrina debaterão com as plateia o uso excessivo de profilaxia versus os riscos da subtutilização, em uma discussão mediada pela pneumologista Ana Rocha, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Esses são apenas algumas das palestras do IV Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente. Confira os demais temas e enfoques no SITE do evento. O segundo lote de ingressos já está à venda, ainda com preço especial.

 

 

 

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos