NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Anvisa publica nota técnica com direcionamento sobre vigilância de IRAS e RM

Anvisa publica nota técnica com direcionamento sobre vigilância de IRAS e RM
4.3
(6)

Documento traz informações importantes sobre o processo de monitoramento e notificação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, no início de 2023, uma nova nota técnica (1) com orientações para vigilância das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) e resistência microbiana (RM). O documento é bastante importante, visto que todos os serviços de saúde do país devem apresentar a vigilância das IRAS à autoridade sanitária sempre que solicitado.

Os eventos que devem ser monitorados são definidos por cada serviço de saúde conforme as características da instituição. Devem, prioritariamente, envolver os procedimentos que são mais comuns, aqueles com maior risco de infecções, os novos e que acabaram de entrar no escopo da unidade, aqueles que apresentam mais relatos de eventos adversos, os procedimentos cirúrgicos e os direcionados a pacientes mais vulneráveis.

Com cunho bastante explicativo, a nota técnica lista os tipos de vigilância (por objetivos, por setores ou direcionada, microbiológica e pós-alta) e os métodos (prospectivo, retrospectivo e transversal). Além disso, fala sobre a coleta, consolidação, tabulação e análise dos dados.

Outro ponto relevante do documento diz respeito à importância da notificação, que permite a compreensão do cenário nacional, regional, estadual e municipal de cada tipo de IRAS, possibilitando, também, o perfil de resistência aos antimicrobianos tanto dos organismos responsáveis por essas IRAS quanto dos mecanismos de resistência que possam estar surgindo.

O que deve ser notificado varia de acordo com cada tipo de instituição: se há leitos de UTI, centro cirúrgico ou obstétrico, ou se oferecem serviços de diálise. Quem, quando e onde a notificação deve ser feita também está descrito na nota técnica.

Por fim, o documento é um direcionamento eficaz para que os serviços de saúdem sigam as recomendações nacionais e compreendam a importância do monitoramento das IRAS e da RM tanto para a própria instituição quanto para o país.

Referências:

(1) Nota técnica GVIMS/GGTES/DIRE3/ANVISA nº 01/2023 – Orientações para vigilância das Infecções Relacionadas à assistência à Saúde (IRAS) e resistência microbiana (RM) em serviços de saúde

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos