NOTÍCIAS

Segurança do Paciente

Documento com mais de 400 páginas traz relatos de experiências e informações sobre a segurança do paciente no país

Documento com mais de 400 páginas traz relatos de experiências e informações sobre a segurança do paciente no país
Documento com mais de 400 páginas traz relatos de experiências e informações sobre a segurança do paciente no país
5
(6)

Publicação do Conass está dividida em três eixos principais e promove a educação de instituições e profissionais

Em comemoração aos 10 anos da criação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), publicou um material composto por 23 artigos sobre as prioridades e dimensões da segurança do paciente na Rede de Atenção à Saúde (RAS). Bastante interessante, o documento traz relatos de experiências e revisões bibliográficas sobre como promover o cuidado correto, de maneira segura e no momento certo.

São mais de 400 páginas repletas de informações relevantes para o dia a dia da assistência no país. Para facilitar a leitura, a publicação está dividida em três eixos: planejamento e prestação de cuidados em saúde; promovendo a segurança do paciente nas redes de atenção à saúde; e experiências dos estados através das lentes de segurança do paciente e questões de qualidade.

Além do relato sempre produzido por especialistas na temática abordada, a cada encerramento de capítulo há uma ampla bibliografia capaz de expandir ainda mais o conhecimento sobre aquele assunto.

Entre os temas de destaque estão choosing wisely, notificação de eventos adversos, gerenciamento de risco, resistência antimicrobiana, cuidado seguro ao idoso, saúde mental e cuidados paliativos. Também foram pensados capítulos que enfatizam o cuidado a minorias como a assistência à população indígena, idosa e prisional.

Há, inclusive, um capítulo integralmente dedicado a erros de medicação no Brasil, trazendo perfil de ocorrência e formas de prevenção em diferentes cenários da assistência. Para esse conteúdo, o Conass contou com a experiência de Mário Borges Rosa, doutor em infectologia e medicina tropical e mestre em epidemiologia que também é parceiro do IBSP e professor responsável pela aula de medicação segura do Programa de Qualificação Multiprofissional em Segurança do Paciente.

Outro ponto abordado diz respeito à “tripla meta” (Triple Aim), definição do Institute for Healthcare Improvement que tem sido aplicada tanto nos Estados Unidos quanto em países europeus, focada em fazer com que os sistemas de saúde busquem três objetivos principais: melhorar a saúde da população, melhorar a experiência individual do cuidado, e reduzir ou controlar os gastos per capita em saúde. O que o documento considera é que a segurança do paciente é temática fundamental para a “tripla meta” (Triple Aim) por ser primordial para melhorar a experiência.

Esta é a 46ª edição do caderno de informação técnica e memória do Conass. As edições passadas, também disponíveis para leitura, trazem assuntos amplamente discutidos no cenário nacional de saúde como os impactos da pandemia na assistência, ciclos de melhorias na atenção primária à saúde, liderança em enfermagem, entre outros.

Referências

(1) CD 46 – Segurança do Paciente em Serviços de Saúde: uma Prioridade com Múltiplas Dimensões

Avalie esse conteúdo

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Outros conteúdos do Acervo de Segurança do Paciente

Tudo
materiais-cientificos-icon-mini Materiais Científicos
noticias-icon Notícias
eventos-icon-2 Eventos